in

[CURIOSIDADES] A História do Chocolate – parte 1

Para você que curte conhecer a origem dos alimentos, resolvi trazer essa série sobre o queridíssimo Chocolate. Muitos detalhes históricos são interessantes, enriquecem a origem e traz uma nova visão para o produto que consumimos.

Aproveite essa série de matérias sobre a história do chocolate (enquanto come um rsrs), que foi criada pelo pessoal do Cultura Gastronômica e conheça um pouco mais.

O ALIMENTO DOS DEUSES

 “Theobroma”, do grego, quer dizer “alimento dos deuses”. Este é o nome de batismo do chocolate, que aconteceu em meados do século 18. O padrinho foi Carlos Linnaeus, um botânico sueco que conhecia muito bem a trajetória do chocolate através da história dos povos.
cacaoMas essa história não é da época de Lennaeus. É bem mais antiga. Começou há séculos atrás, com as civilizações asteca e maia, na América Central, mais precisamente onde hoje ficam os territórios do México e da Guatemala.

Lá no México, os astecas cultuavam o deus Quetzalcoatl. Ele personificava a sabedoria e o conhecimento e foi quem lhes deu, entre outras coisas, o chocolate. Os astecas acreditavam que Quetzalcoatl trouxera do céu para o povo as sementes de cacau. Eles festejavam as colheitas com rituais cruéis de sacrifícios humanos, oferecendo às vítimas taças de chocolate.

cocoa_pods

Um dia, Quetzalcoatl ficou velho e decidiu abandonar os astecas. Partiu em uma jangada de serpentes para o seu lugar de origem – a Terra do Ouro. Antes de partir, porém, ele prometeu voltar no ano de “um cunho”, que ocorria uma vez a cada ciclo de 52 anos no calendário que ele mesmo criara para os astecas.

Fonte : Cultura Gastronômica
Fotos : Reprodução

Written by Alex Minho

Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.

Comments

Deixe o seu comentário

Loading…

0