in , , , ,

Menos é Mais!

Levíssimas e com teor alcoólico baixo, as Small Beers vem reconquistando o interesse de cervejeiros mundo a fora e estrelam novo projeto da Cerveja Avós

Para falar sobre elas, vamos viajar no tempo só um cadinho. No século 18, na Inglaterra, as Small Beers eram opção de bebida comum no dia a dia da população, fosse aliada à alimentação, como lazer, uma opção mais barata (o abv – teor alcoólico- baixo garantia impostos mais baixos sobre o produto) ou apenas como uma alternativa de consumo, em detrimento da água, que muitas vezes não era confiável. Até que os suprimentos modernos se tornassem comuns, a água era duvidosa e seu consumo representava um possível risco à saúde.

Como elas eram produzidas? Geralmente a partir da mistura do malte com água, utilizada previamente por duas ou três vezes, na produção de Ales mais potentes. O resultado era uma cerveja super leve, com aroma e sabor bastante sutis. Outra técnica usada durante a produção no verão, quando a demanda aumentava, era separar uma pequena quantidade adequada de um lote fresco de malte, mais tarde, esta opção foi reconhecida como forma de garantir uma produção de qualidade superior, ainda que mais cara.

Com teor alcoólico variável, as Small Beers apresentavam o abv entre 1% e 3%. Em continente americano, na época colonial, surgiram versões elaboradas com açúcar não proveniente do malte mas sim do melaço. As versões modernas são raras, apesar de recentemente, pouco a pouco, estarem reconquistando a dedicação de alguns cervejeiros. A  Anchor Brewing, cervejaria californiana instalada em São Francisco, produziu por algum tempo uma Small Beer com 3.3% de álcool, elaborada a partir da  brassagem da produção de sua Barley Wine.

Em solo brasileiro, a Cerveja Avós, marca conhecida por suas Lagers bem executadas, abre a série batizada de Small Lagers com a Citrus Dew, com 1,9% de teor alcoólico, corpo baixo, frescor que lembra o orvalho da manhã em um pomar, aroma cítrico marcante, com presença de notas de pão fresco, leveza e uma refrescância absoluta! Você encontra e pode comprar esta belezinha, em 4 pack (latas de 355ml) por R$36, através do site:  www.avosemcasa.com.br

Bora aproveitar, apoiar os pequenos produtores e provar que menos pode ser mais?

Beba menos, beba melhor!

Saúde!

Written by Mariana Buck

Comments

Loading…

0