in , , , ,

Prepara a #cerveja porque vai ter bolo!

Cerveja e sobremesas funcionam muito bem, se você é daqueles que torce o nariz para o assunto, vem comigo, pega na minha mão e vamos mudar essa ideia!

Pode parecer estranho, mas se parar para pensar, a riqueza de aromas, dulçor, caramelo e sabor torrado, presentes tanto nas cerveja como na comida, tudo se encaixa e faz sentido. Claro, isso não vale para todas os estilos de cerveja, é preciso analisar e escolher exemplares que deem conta da riqueza e intensidade do dulçor de cada receita.

Entre as três regras básicas da harmonização: combinar força com força é um dos caminhos para que a harmonização seja bem sucedida, apostar nas semelhanças entre a bebida escolhida também dá jogo e/ou brincar com os contrastes – por exemplo, receitas de chocolate tendem a formar bons pares com cervejas com frutas e ácidas. Quando a sobremesa é muito doce, se combinada à uma cerveja doce, a soma das intensidades diminui a sensação do dulçor, a acidez natural das frutas complementa várias sobremesas a base de creme de baunilha ou chocolate, equilibrando dulçor. No caso de preparos cremosos, estilos mais alcoólicos podem ser coringa já que se encarregam de limpar o palato e te deixar com água na boca para a próxima garfada.

Ficou na querência e quer tirar a prova, pra checar se faz sentido, né?

É justamente para te mostrar como bolos, doces e sobremesas são ótimos parceiros da cerveja que eu separei algumas sugestões de harmonização. No mais, se quiser experimentar novas combinações, pense nas dicas básicas que mencionei acima e se jogue! Caso não funcione tão bem quanto imaginado, tudo bem, o que importa é se divertir e estimular o sensorial.

Churros com chocolate + Imperial Porter:  imagina a cena: churros cobertos com açúcar e mergulhados em calda de chocolate. A potência alcóolica da cerveja te prepara para a próxima mordida, pois limpa o palato e as notas de cacau e chocolate amargo provenientes da cerveja elevam ainda mais a intensidade de sabores.

Torta de Limão + Tripel: O potente teor alcoólico da Tripel ajuda a quebrar a gordura proveniente do creme de limão, as notas condimentadas e ligeiramente cítricas da cerveja complementa e ressalta o limão presente na sobremesa.

Mousse de chocolate meio amargo+ Kriek:  A acidez da cerveja corta o dulçor e limpa o palato, ao mesmo tempo que a cereja, presente na cerveja, destaca as notas frutadas do cacau usado no mousse. Um espetáculo!

Bolo de cenoura com chocolate + Double IPA: A doçura pode ser equilibrada se combinada ao amargor de cervejas super lupuladas, como uma Double IPA. A carbonatação e teor alcoólico promovem a limpeza do paladar, te deixando pronto para mais um pedaço.

Written by Mariana Buck

Comments

Deixe o seu comentário

Loading…

0