in ,

Receita: Bombom de Santarém

Aprenda a sobremesa que combina feijão manteiguinha de Santarém e chocolate amargo

Quem já visitou a cidade de Santarém, no estado o Pará, certamente ficou impressionado com sua gastronomia. Pensando nisso, hoje a Harald apresenta uma receita que remete toda a riqueza dessa região.

O Bombom de Santarém traz a união do feijão manteiguinha de Santarém com leite de coco e o chocolate amargo Unique.

Confira abaixo a receita que rende vinte e quatro unidades e fica pronto em uma hora e meia.

Ingredientes:

Crocante de coco
– 2 colheres (sopa) de açúcar (24 g).
– 3 colheres (sopa) de coco ralado queimado (24 g).
– 1 colher (chá) de óleo de coco ou de girassol (5 ml).

Ganache vegana
– 50g de purê de feijão manteiguinha de Santarém*.
– ¼ de xícara (chá) de leite de coco integral (50 ml).
– 100g de Chocolate Amargo Unique 53%.

Montagem e banho
– 250g de Chocolate Amargo Unique 53%.

Material
– Mixer.
– Cortador retangular (10 cm x 15 cm).
– Folhas de papel-manteiga.

Modo de preparo:

Crocante
Leve ao fogo o açúcar e o coco até começar a caramelizar, adicione o óleo e passe para uma mesa de pedra até esfriar completamente. Quebre o crocante com uma faca.

Massa
Processe com o mixer o purê de feijão com o leite de coco. Caso não esteja bem liso passe novamente pela peneira. Adicione o chocolate derretido, misture bem e acrescente o crocante de coco (reserve 1 colher desse crocante para a finalização).

Montagem e banho
Coloque uma folha de acetato ou papel-manteiga sobre uma placa e despeje sobre ela um pouco do chocolate derretido, fazendo uma fina camada. Disponha sobre a camada de chocolate um cortador retangular (10 cm x 15 cm) e despeje dentro dele a massa, espalhando-a bem.

Deixe em geladeira de um dia para o outro para adquirir consistência. Depois, descole a ganache do cortador passando uma faca em suas laterais.

Despeje sobre a parte superior da ganache outra fina camada de chocolate derretido (não precisa estar temperado), espalhando-o bem, e espere endurecer. Se necessário, leve à geladeira. Com o auxílio de uma faca aquecida, corte quadrados de 2,5 cm de lado.

Derreta e tempere o restante do chocolate . Banhe os bombons no chocolate com o auxílio de um garfo, dê leves batidinhas na lateral da vasilha para retirar o excesso e passe-as para uma placa coberta com papel-manteiga.

Antes de o chocolate secar, decore a lateral dos bombons com o crocante de coco reservado. Leve para a geladeira por cerca de 10 minutos para cristalizar completamente. Se necessário, nivele as bordas dos bombons com uma faca.

Dica:

*Para fazer o purê
Cozinhe 1 xícara (chá) de feijão manteiguinha (80 g) com 3 xícaras (chá) de água na panela de pressão por 30 minutos, ou até os grãos ficarem macios. Esprema os grãos, sem a água, em uma peneira para obter o purê.

Curiosidade:

O feijão manteiguinha de Santarém é típico do baixo Amazonas, bem miúdo e possui sabor amanteigado, rendendo um purê consistente.

Harald
Site: 
Harald
Facebook:
@HaraldChocolates
Instagram:@haraldchocolates

Foto destaque: reprodução
Fonte: 4Influence

Written by Lueli Custódio

Infiltrada no mundo da Gastronomia. Fã de Psicologia, filmes, livros, séries e vinhos.

Comments

Deixe o seu comentário

Loading…

0