in , ,

Receita: Dia de Lasanha

Portal Receitas Nestlé ensina a preparar o prato que é sucesso na cozinha

Qual seu prato favorito? Ao se depararem com essa pergunta, muitos dirão que é alasanha. E não é para menos afinal, é um prato versátil, suculento e que está presente na mesa dos brasileiros.

E para aprender de vez a preparar uma deliciosa lasanha, hoje o portal Receitas Nestlé vai ensinar três versões diferentes. Confira as sugestões abaixo.

Lasanha à Bolonhesa

Lasanha
– 2 colheres (sopa) de sal.
– 1 fio de azeite.
– meio quilo de massa para lasanha.
– 100 g de queijo parmesão ralado.
– 250 g de queijo mussarela fatiada.

Molho Bolonhesa
– 2 colheres (sopa) de óleo.
– meio quilo de carne moída.
– 1 cenoura pequena ralada.
– 1 colher (sopa) de salsão picado.
– 1 tablete de Maggi Caldo Carne.
– 1 lata de purê de tomate (350g).

Molho Branco
– 2 colheres (sopa) de manteiga.
– 1 e meia colher (sopa) de farinha de trigo.
– meio litro de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral.
– meia colher (chá) de sal.
– 1 pitada de pimenta-do-reino.
– 1 pitada de noz-moscada.
– 1 lata de Nestlé Creme de Leite.

Modo de preparo:

Lasanha
Em uma panela, leve ao fogo 5 litros de água com o sal e o azeite. Quando iniciar fervura, cozinhe a massa de lasanha até ficar “al dente”. Escorra e reserve.

Molho Bolonhesa
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída. Junte a cenoura, o salsão e deixe dourar. Acrescente o Maggi Caldo, o purê de tomate, 1 xícara (chá) de água e mexa bem para dissolver o Caldo. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até apurar o molho. Reserve.

Molho Branco
Em uma panela, aqueça a manteiga. Quando derreter, junte a farinha e deixe dourar. Aos poucos junte o Leite Ninho, mexendo sempre para não formar grumos; acrescente o sal, a pimenta e a noz-moscada. Quando adquirir consistência cremosa, retire do fogo, acrescente o Creme de Leite Nestlé, misture bem e reserve.

Montagem
Em uma forma refratária retangular grande (22 x 35 cm) untada com óleo, coloque uma porção de molho bolonhesa. Cubra com uma camada de lasanha, cubra com molho branco, polvilhe o queijo parmesão ralado e coloque a mussarela.

Repita as camadas até a borda do recipiente. Termine com o molho branco e o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio-alto (200°), por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida.

Dica
Se desejar, intercale camadas com presunto fatiado. Você precisará de aproximadamente 200g.

Congelamento
Monte a lasanha em recipiente adequado. Tampe, retire o ar, etiquete e deixe em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe em geladeira na véspera e esquente como indicado no modo convencional.

Modo de preparo no micro-ondas:

Massa
Prepare apenas metade da receita, uma vez que o forno não comporta recipientes retangulares grandes. Prepare metade das receitas dos molhos, monte a lasanha e leve ao forno de micro-ondas por cerca de 15 minutos em potência alta.

Molho Branco
Em um recipiente refratário fundo, aqueça o Leite Molico por cerca de 3 minutos em potência alta. Dissolva a farinha em um pouco de água e despeje no Leite Molico, mexendo bem para não formar grumos.

Junte a seguir a manteiga, o sal, a pimenta, a noz-moscada e volte ao micro-ondas por cerca de 10 minutos em potência alta, mexendo a cada minuto, até o molho ficar homogêneo. Junte o Creme de Leite Nestlé, mexa e deixe cerca de 3 minutos em tempo de espera.

Molho Bolonhesa
Em um recipiente refratário, coloque o óleo, a carne moída, a cenoura, o salsão e o Maggi Caldo. Leve ao micro-ondas por cerca de 5 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo.

Junte o purê de tomate e deixe por mais cerca de 3 minutos em tempo de espera e reserve. Monte a lasanha como indicado no modo de preparo convencional.


 

Lasanha Suculenta de Frango

Massa
– meio pacote de massa fresca para lasanha (250g).

Molho
– 3 colheres (sopa) de manteiga.
– meia cebola ralada.
– 4 colheres (sopa) de farinha de trigo.
– 4 xícaras (chá) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral.
– 1 pitada de noz-moscada.
– 1 pitada de pimenta-do-reino.
– 1 colher (chá) de sal.
– 1 lata de Nestlé Creme de Leite.

Recheio
– 2 colheres (sopa) de manteiga.
– 1 cebola ralada.
– 6 tomates picados sem pele e sem sementes.
– 600 g de frango cozido e desfiado.
– 3 envelopes de Maggi Tempero e Sabor Legumes.
– 2 colheres (sopa) de salsa picada.

Montagem
– 2 xícaras (chá) de queijo mozarela ralado.
– 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Massa
Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem e coloque em um recipiente com água fria até o momento de montar. Reserve.

Molho
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte a farinha de trigo e deixe dourar. Acrescente o Leite Ninho, aos poucos, mexendo sempre, e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até encorpar.

Misture a noz-moscada, a pimenta, o sal e o Nestlé Creme de Leite, e desligue o fogo. Reserve.

Recheio
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola e o tomate. Acrescente o frango desfiado, misture o Maggi Tempero e Sabor e deixe refogar até o tomate começar a murchar. Junte a salsa em misture. Retire do fogo e reserve.

Montagem
Em um recipiente refratário retangular grande (30 cm x 40 cm), coloque uma fina camada de molho, faça uma camada da massa, outra de molho, uma de recheio e uma de queijo mussarela.

Repita as camadas e finalize com o molho e o queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio (180°), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva.


 

Lasanha de Vegetais à Bolonhesa

Ingredientes:

– 1 abobrinha média fatiada no sentido do comprimento.
– 1 berinjela média fatiada no sentido do comprimento.
– 2 colheres (sopa) de óleo.
– meio quilo de carne moída.
– 1 cebola pequena picada.
– 6 tomates sem sementes picados.
– 1 pitada de pimenta-do-reino.
– 1 colher (sopa) de sal.
– meia xícara (chá) de polpa de tomate.
– 1 caixinha de Nestlé Creme de Leite Zero Lactose.
– 1 colher (sopa) de manjericão fresco.

Modo de preparo:

Em uma frigideira antiaderente, grelhe rapidamente as fatias de abobrinha e berinjela e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne até dourar. Junte a cebola, os tomates, a pimenta-do-reino e o sal e deixe refogar até murchar.

Acrescente a polpa de tomate e 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até apurar o molho. Incorpore o Nestlé Creme de Leite e o manjericão fresco.

Montagem
Em um refratário médio, coloque uma porção do molho, cubra com uma camada de abobrinha, mais uma camada de molho, a berinjela e finalize com o molho restante. Leve ao forno médio-alto (200°), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva.

Nestlé
Site: Nestlé
Facebook: Nestlé
Instagram: @nestle_br

Foto destaque: reprodução
Fonte: FSB

Written by Lueli Custódio

Infiltrada no mundo da Gastronomia. Fã de Psicologia, filmes, livros, séries e vinhos.

Comments

Deixe o seu comentário

Loading…

0