in ,

Receita: Petiscos com Bacalhau da Noruega – Parte 2

Bacalhau da Noruega apresenta mais sugestões de petiscos

Se você já conferiu aqui a Parte 1 com as sugestões de petiscos, então agora vai acompanhar mais três receitas. Anote o passo a passo e aproveite para preparar neste final de semana.

Coxinha de Bacalhau
Tempo de preparo: 1 hora | Rendimento: 30 coxinhas

Recheio
– 300g de Saithe salgado seco da Noruega sem pele dessalgado.
– 2 colheres de sopa (26 ml) de azeite de oliva.
– 1 cebola picada.
– 1 colher de sopa (5g) de salsinha picada.
– Sal a gosto.

Massa
– 2 xícaras (480 ml) de água do cozimento do Saithe.
– 1 xícara (240 ml) de leite.
– 3 colheres de sopa (60g) de manteiga.
– 1 colher de chá (5g) de sal.
– 3 xícaras (360g) de farinha de trigo.

Para empanar
– 1 xícara (240 ml) de água.
– 2 colheres de chá (6g) de amido de milho.
– 1 xícara (90g) de farinha panko.

Modo de preparo:

Cozimento do bacalhau
Colocar bastante água em uma panela e levar ao fogo alto, quando formar as primeiras bolinhas no fundo, abaixar o fogo e colocar o Saithe já sem pele.

Deixar cozinhar em fogo brando por apenas 3 minutos. Retirar com uma escumadeira e deixar escorrer bem. Com o Saithe já mais frio retirar as espinhas e desfiar.

Recheio
Colocar em uma panela o azeite de oliva e a cebola. Deixar em fogo médio mexendo de vez em quando, até refogar bem a cebola. Acrescentar o Saithe desfiado e o sal a gosto, se necessário. Misturar muito bem. Desligar o fogo e acrescentar a salsinha picada.

Massa
Em uma panela, colocar a água do cozimento do Saithe, o leite, a manteiga e o sal.
Levar ao fogo até levantar fervura. Após ferver, desligar o fogo e adicionar a farinha de trigo de uma só vez, mexer vigorosamente, até obter uma massa homogênea.

Acender o fogo novamente e deixar no baixo. Cozinhar por mais alguns minutos, mexendo sempre até a massa ficar cozida e desgrudar do fundo da panela. Transferir a massa ainda quente para uma superfície limpa e sovar um pouco até que ela fique lisa e homogênea, cuidado para não se queimar.

Embalar a massa ainda quente em um plástico filme e deixar ela envolta nele enquanto modela todas as coxinhas, abrir apenas para pegar um pouco de massa, esta etapa é importante para a massa não ressecar.

Pegar um pouco de massa com ela ainda morna e fazer uma bolinha. Em seguida, abrir ela na palma da mão fazendo um disco. Colocar um pouco de recheio no centro e começar a juntar as laterais. Modelar as coxinhas com as duas mãos.

Para empanar
Misturar o amido de milho na água e mergulhar as coxinhas rapidamente. Em seguida, passar as coxinhas na farinha panko. Fritar em óleo quente até que as coxinhas fiquem douradas.


 

Empadinha de Bacalhau
Tempo de preparo: 1h30 minutos| Rendimento: 10 empadinhas médias

Ingredientes:

Recheio
– 250g de Saithe salgado seco da Noruega dessalgado.
– 1 colher de sopa (20g) de manteiga.
– 1 colher de sopa (13 ml) de azeite de oliva.
– 1 cebola picada.
– 2 dentes de alho picado.
– 2 colheres de sopa (28g) de farinha de trigo.
– 1 xícara (240 ml) de leite.
– Sal a gosto.
– ¼ de xícara (25g) de azeitona picada.
– 3 colheres de sopa (15g) de salsinha picada.

Massa
– 2 xícaras e ½ (300g) de farinha de trigo.
– 7 colheres de sopa (140g) de manteiga gelada.
– 3 colheres de sopa (30g) de creme de leite.
– ½ colher de chá (2,5g) de sal.
– 1 ovo.

Modo de fazer:

Recheio
Levar uma panela com água ao fogo alto, quando formar as primeiras bolinhas no fundo, abaixar o fogo e colocar o Saithe após dessalgar. Deixar cozinhar em fogo brando por 3 minutos.

Retirar com uma escumadeira e deixar escorrer bem. Quando estiver mais frio retirar a pele e espinhas e soltar as pétalas. Colocar em uma panela em fogo médio a manteiga, o azeite, a cebola e o alho e refogar.

Acrescentar a farinha de trigo e mexer rapidamente. Adicionar o leite aos poucos sempre mexendo e manter no fogo por mais 2 minutos. Colocar as azeitonas e o Saithe em pétalas e ir misturando bem (ele irá desfiar de forma irregular).

Deixar cozinhar por 1 minuto. Desligar o fogo e colocar a salsinha picada e sal (se necessário). Deixe esfriar enquanto prepara a massa.

Massa
Em uma tigela colocar a farinha, a manteiga, o sal, o creme de leite e o ovo batido, misturando tudo com a ponta dos dedos até ficar homogêneo.

Montagem
Pegar um pouco de massa abrir com a ponta dos dedos e forrar as forminhas de empada com a massa. Colocar o recheio frio na massa. Acrescentar mais massa por cima para fechar a empada.

Caso queira uma empadinha brilhante e mais dourada pincelar um ovo batido. Levar ao forno pré-aquecido a 200º por aproximadamente 30 minutos.


 

Bolinho de Bacalhau da Noruega com pimenta-dedo-de-moça recheado com queijo
Tempo de preparo: 1 hora | Rendimento: 20 bolinhos



Ingredientes:

– 300g de postas finas de Saithe salgado seco da Noruega dessalgado.
– 300g de batata asterix descascada.
– 1 gema.
– 2 colheres de sopa (10g) de salsinha picada.
– 2 colheres de chá (6g) de pimenta-dedo-de moça bem picada.
– 100g de queijo muçarela em cubinhos.
– Óleo vegetal para fritura.

Modo de fazer:
Colocar bastante água em uma panela de tamanho médio e levar ao fogo alto, quando formar as primeiras bolinhas no fundo, abaixar o fogo e colocar as postas finas de peixe salgado seco Saithe.

Deixar cozinhar em fogo brando por 3 minutos. Retirar com uma escumadeira e deixar o Saithe escorrer bem. Nessa mesma panela (não descartar a água) acrescentar a batata e deixe cozinhar até ficar bem macia.

Depois de retirar da água, escorrer e amassar a batata ainda quente. Com o Saithe já mais frio, retirar a pele, as espinhas e desfiar com um pano limpo.

Em uma tigela, acrescentar a batata amassada, o Saithe desfiado, a gema, a salsinha e a pimenta-dedo-de-moça e misturar muito bem. Pegar cerca de 1 colher de sopa de massa, abra um buraco com o dedo e rechear com o queijo muçarela em cubinhos.

Fechar com mais massa de bolinho e modelar com o auxílio de 2 colheres de sopa.
Fritar em óleo quente até dourar.

Bacalhau da Noruega
Site: Bacalhau da Noruega
Facebook: 
BacalhauDaNoruega
Instagram: 
@BacalhauDaNoruegaBrasil

Foto destaque: reprodução
Fonte: FleishmanHillard

Written by Lueli Custódio

Infiltrada no mundo da Gastronomia. Fã de Psicologia, filmes, livros, séries e vinhos.

Comments

Deixe o seu comentário

Loading…

0