in ,

Receita: que tal aprender sobremesa francesa?

Crédito: divulgação
Sugestão de hoje é a sobremesa que caiu no gosto dos japoneses

Já ouviu falar em Choux Cream? Não? Então hoje você terá a oportunidade de conhecer e preparar em casa a sobremesa que tem origem na culinária francesa.

Embora seja europeia esta sobremesa ganhou destaque e adaptações no continente asiático, mais precisamente no Japão. A massa doce até lembra a tradicional Carolina que conhecemos, mas o diferencial é a crosta craquelin e um recheio de baunilha.

E para ensinar a preparar a receita, o restaurante By Koji traz o passo a passo da sobremesa. Ela rende de 10 a 15 unidades. Veja abaixo os detalhes do preparo.

Ingredientes:

– 75g de farinha de trigo;  
– 4 g de açúcar refinado; 
– 70g de manteiga;
– 90ml de leite integral;
– 2 a 3 ovos.

Craquelin
– 30g de farinha de trigo;
– 30g de açúcar cristal; 
– 30g de manteiga.

Creme  de confeiteiro
– 500ml de leite integral;
– 2 gemas;
– 45g de amido de milho; 
– 50g de manteiga; 
– 2ml ou meia fava de baunilha;
– 175g de açúcar refinado;
– 250ml de creme de leite fresco.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180º. Em uma panela, coloque o leite e a manteiga para ferver em fogo baixo. Quando a mistura do leite estiver fervendo adicione a farinha de trigo e o açúcar. Mexa sem parar até cozinhar a farinha de trigo. 

Despeje a massa na batedeira por 2 minutos e bata até sair fumaça. Adicione os ovos aos poucos até formar uma massa lisa. A dica para saber se o ponto está bom é colocar na pontas dos dedos e formar uma curvinha.

Use uma forma com um papel manteiga embaixo ou um tapete próprio para assar. Coloque a massa em um saco de confeiteiro com um bico perlê e faça as bolinhas.

Adicione o craquelin em cima das bolinhas. Leve ao forno por 40 a 50 minutos ou até dourar e ficar crocante. 

Craquelin
Em um bowl, coloque a farinha de trigo, açúcar e adicione ao poucos os cubos de manteiga em ponto de pomada. Misture com as pontas dos dedos até formar uma  massa homogênea.

Modele uma bola com a massa e cubra com plástico filme. Leve pra geladeira por 20 minutos. Retire a massa da geladeira e coloque em uma superfície limpa. Abra um plástico filme e coloque a massa e coloque outro plástico em cima.

Abra com um rolo, corte a massa com um aro do tamanho da bolinha da choux. Retire o excesso da massa e leve para a geladeira até ficar durinho. Ao tirar da geladeira, coloque em cima da choux .

Creme  de confeiteiro 
Em uma panela coloque 300 ml de leite, manteiga, baunilha e leve ao fogo médio. Em um bowl, coloque o restante do leite com o amido de milho, as gemas e misture com um fuê até ficar um creme homogêneo.

Após levantar fervura, adicione o creme no leite e mexa sem parar até cozinhar o amido de milho. Retire o creme da panela e transfira para um bowl. Coloque plástico filme em contato com o creme para não criar película. Deixe na geladeira por 6 horas.

Ao retirar da geladeira, coloque na batedeira e bata por 5 minutos até o creme ficar lisinho. Retire da batedeira e coloque no bowl. Coloque o creme de leite fresco na  batedeira e bata até o ponto de chantilly.

Adicione o chantilly junto com o creme até ficar um creme liso e homogêneo. Deixar na geladeira por 6 horas. Com o creme consistente, coloque no saco de confeiteiro com o bico perlê e faça furinho embaixo da choux para rechear eles. Finalize polvilhando açúcar de confeiteiro.

By Koji
Endereço: 
Praça Roberto Gomes Pedrosa, número 1, Portão 4 – Morumbi – São Paulo, SP.
Site: By Koji
Facebook: By Koji
Instagram: @bykoji

Foto destaque: reprodução
Fonte: LPB assessoria

Written by Lueli Custódio

Infiltrada no mundo da Gastronomia. Fã de Psicologia, filmes, livros, séries e vinhos.

Comments

Deixe o seu comentário

Loading…

0