in , ,

Receita: Supermercados Mambo tem sugestões para a Páscoa

Crédito: divulgação
Rede de supermercados destaca dois ingredientes tradicionais da época

Quando o assunto é a lista de compras para a Páscoa, certamente o chocolate e o bacalhau são ingredientes que não podem faltar, não é mesmo? Então, que tal servi-los de uma forma diferente para surpreender seus convidados?

Essa é a proposta da rede de supermercados Mambo ao apresentar três receitas para a data, iniciando pela Bacalhoada Especial de Páscoa como prato principal e as duas opções de sobremesa para encerrar – Ovo de Páscoa de Travessa e Palha Italiana.

Vamos às receitas?

Bacalhoada Especial de Páscoa

Ingredientes:
– 1,6kg de lombo de bacalhau em postas;
– 4 batatas Asterix (ou Baraka);
– 2 pimentões amarelos;
– 2 pimentões vermelhos;
– 2 xícaras (chá) de tomate-cereja;
– 2 cebolas;
– 2 cabeças de alho;
– 1 xícara (chá) de azeitonas verdes;
– 1 ½ xícara (chá) de azeite;
– 3 ramos de louro;
– Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:
Na véspera, lave as postas de bacalhau em água corrente, para retirar o excesso de sal. Transfira para um refratário, cubra com água e deixe de molho por 24h na geladeira – troque a água (fria) pelo menos 5 vezes.

No dia do preparo, pré-aqueça o forno a 200˚ C. Corte cada pimentão ao meio, no sentido do comprimento, e descarte as sementes; corte as metades em 2 tiras e as tiras em 3 pedaços. Descasque e corte as cebolas em quatro partes cada uma.

Corte as batatas ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 pedaços. Escorra e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio, no sentido da largura. Transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Junte o louro, o alho e leve ao fogo médio.

Quando começar a subir bolhas, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Com uma escumadeira, retire as postas da água e transfira para um refratário.

Mantenha a panela com a água no fogo e coloque as batatas. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, pois elas devem estar cozidas, mas ainda firmes. Passe as batatas, o alho e o louro por um escorredor e deixe escorrer bem a água.

Regue o fundo de uma assadeira grande com ½ xícara (chá) de azeite. Disponha o bacalhau, deixando espaço entre cada uma. Distribua as batatas, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, o alho, as azeitonas e as folhas de louro entre as postas. Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.

Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire o papel-alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e sirva.

Ovo de Páscoa de Travessa

Ingredientes:
Creme escuro

– 150g de chocolate ao leite picado;
– 100g de chocolate meio amargo picado;
– 1 xícara (chá) de creme de avelã;
– 1 lata de creme de leite;
– 100g de chocolate branco para decorar.

Creme branco
– 1 lata de leite condensado;
– 1 colher (chá) de manteiga com sal;
– 1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada triturada;
– 1 lata de creme de leite.

Cobertura
– 150g de chocolate ao leite picado.

Modo de preparo:

Creme branco
Despeje o leite condensado, a manteiga e a castanha em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo. Cozinhe por 3 minutos após iniciada a fervura. Desligue, deixe esfriar e misture o creme de leite.

Creme escuro
Misture o chocolate ao leite com o chocolate meio amargo e derreta em banho-maria. Junte o creme de avelã e o creme de leite, mexendo até homogeneizar. Faça uma camada no fundo de um refratário pequeno com metade deste creme. Espalhe o creme branco e cubra com o restante do creme escuro.

Para a cobertura, derreta o chocolate ao leite em banho-maria e espalhe sobre o creme escuro. Leve à geladeira por 2 horas ou até secar e formar uma casquinha. Derreta o chocolate branco em banho-maria e decore formando riscos diagonais.

Palha Italiana

Crédito: divulgação

Ingredientes:
– 2 latas de leite condensado;
– 2 colheres (sopa) de manteiga;
– 300g de chocolate meio amargo picado;
– 1 caixinha de creme de leite;
– 300g de biscoito de maisena.

Modo de preparo:
Em uma panela, dispor o leite condensado, a manteiga e o chocolate meio amargo picado. Levar ao fogo médio e mexer até o chocolate derreter bem e a mistura começar a soltar do fundo da panela. Juntar o creme de leite e continuar mexendo até a mistura ficar consistente. Reservar para amornar.

Em uma forma de fundo removível forrada com papel manteiga intercalar camadas de biscoito de maisena e brigadeiro. Levar para a refrigeração por 2 horas. Decorar o topo da torta com farelo de biscoito.

Mambo
Site: Mambo
Facebook: Supermercados Mambo
Instagram: Supermercados Mambo

Foto destaque: divulgação
Fonte: Atitude Comunicação

Written by Lueli Custódio

Infiltrada no mundo da Gastronomia. Fã de Psicologia, filmes, livros, séries e vinhos.

Comments

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0