in , ,

Receita: sugestões de pratos para o outono

Crédito: divulgação
Confira a seleção de receitas que se ajustam ao clima mais ameno da estação

Cada estação é marcada pela presença de um cardápio que se ajusta ao clima, certo? E pensando nisso, hoje você vai aprender a preparar duas receitas que podem fazer parte do seu outono.

As opções são criações da chef Ludmilla Soeiro (@ludmillasoeiro), que combina sabores para trazer novas experiências gastronômicas para suas refeições em casa. Confira abaixo.

Gratin de Pupunha com Filé Mignon

Crédito: divulgação

Ingredientes:

– 360g de tornedor de mignon;
– 50g de queijo parmesão;
– 150ml de creme de leite fresco;
– 1g de pimenta do reino;
– 25ml de azeite;
– 300g de palmito pupunha;
– 15g de leite em pó;
– 50g de manteiga;
– 10g de sal rosa;
– 20g de farinha de trigo.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200º. Em uma frigideira, disponha as rodelas de palmito lado a lado. Encha de água até cobri-los totalmente, adicione sal e cozinhe até que fiquem macios e firmes (cerca de 20 minutos).

Prepare o roux em uma panela derretendo a manteiga em fogo baixo até que alcance um tom castanho. Em seguida, adicione a farinha de trigo mexendo bem até incorporar por completo e dourar.

Misture o leite em pó com 150ml de água filtrada. Na mesma panela do roux, inclua o leite diluído, o creme de leite, a noz moscada e sal e pimenta a gosto. Mexa bem. Corrija o sal, se necessário. Desligue o fogo e reserve na panela.

Transfira o palmito para uma assadeira e despeje o molho sobre os palmitos. Polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno e asse até gratinar (cerca de 10 minutos). Para forno com a função grill, gratine por 5 a 10 minutos, aproximadamente.

Tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione um fio de azeite e os medalhões. Doure sem mexer por 3 minutos de cada lado ou até atingir o ponto desejado. Retire-os e reserve.

Na mesma frigideira, despeje 30ml de água. Raspe a panela com uma espátula para os resíduos da carne se descolem e se misturem ao líquido. Deixe reduzir até obter uma consistência mais encorpada.

Monte os pratos com os medalhões de mignon e os palmitos pupunha gratinados. Regue a carne com o molho deglaçado. Utilize o resíduo do molho que ficou na forma do palmito pupunha e sirva ao redor dos palmitos.

Espaguete com queijo de cabra e castanhas

Crédito: divulgação

Ingredientes:

– 200g de espaguete;
– 10 unidades de tomatinhos orgânicos;
– 1g de açafrão em pó;
– 80g de queijo de cabra;
– 10g de sal rosa;
– 50g de castanha do Pará;
– 1 abobrinha orgânica;
– 10g de alho frito;
– 5g de salsa picada;
– 10ml de mel orgânico;
– 1g de pimenta do reino.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200º. Em uma assadeira, disponha os tomatinhos e adicione sal, mel e um fio de azeite. Asse por aproximadamente 20 minutos até que fiquem caramelizados, mas com a casca inteiriça.

Ferva 3 litros de água e, então, inclua o sal e o açafrão. Despeje o espaguete e cozinhe até que fique al dente (cerca de 9 minutos). Enquanto o espaguete cozinha, disponha a abobrinha em uma tábua e corte as extremidades da abobrinha.

Depois, corte em 4 metades em sentido longitudinal. Retire a camada contendo as sementes da abobrinha e mantenha somete a polpa e casca. Em seguida, corte em lâminas longas e finíssimas. Reserve.

Em um bowl grande, adicione as lâminas de abobrinha, salsinha picada, castanhas do Pará, alho frito, fio de azeite e, sal e pimenta à gosto. Misture.

Escorra o espaguete, reservando um copo da água quente da panela. Adicione o espaguete al dente ao bowl junto aos demais ingredientes. Inclua aproximadamente 5 colheres de sopa da água reservada, ainda quente. Misture todos os ingredientes. Ajuste o sal e a pimenta.

Sirva a massa em dois pratos fundos ou bowls. Finalize incluindo os tomatinhos caramelizados e as bolinhas de queijo de cabra boursin.

Ludmilla Soeiro
Facebook: LSCozinha
Instagram:
@ludmillasoeiro

Foto destaque: divulgação
Fonte: EDB Comunicação

Written by Lueli Custódio

Infiltrada no mundo da Gastronomia. Fã de Psicologia, filmes, livros, séries e vinhos.

Comments

Deixe o seu comentário

Loading…

0