in , ,

Zel Café, um gastrocafé com clima de fazenda.

Situado num casarão histórico em São Paulo, encontrei um espaço gastronômico afetivo, com direito a cafés especiais, cultura e paixão por cavalos.

Olá pessoal! Hoje quero deixar uma dica de um lugar ideal para fugir da agitação da cidade, apreciar um bom café da fazenda, agendar encontros, reuniões de trabalho, almoço e jantar.

Por esses dias visitei o Zel Café, na região da Avenida Paulista e a Livraria do Comendador que faz parte do complexo.

Esse é mais um café cheio de histórias e raízes, vou compartilhar com vocês agora, as razões que o torna tão especial.

A marca Zel carrega a história de uma fazenda produtora de café e um haras campeão.

Restaurado, um dos mais antigos e representativos casarões da região da Avenida Paulista, símbolo da riqueza da era do café, acolhe o Zel Café e a Livraria do Comendador.

A atmosfera do campo, o clima de fazenda definem a identidade da marca Zel e o estilo que foi ambientado no gastrocafé. O casarão teve restaurados a sua fachada, as aberturas em madeira e vidro, o hall com escada, lustre, piso e detalhes do teto que são característicos da época, preservando sua identidade.

Eles também são produtores de café, proprietários da Fazenda Talismã, situada em Borda da Mata (MG), que teve início com 50.000 pés das variedades Icatu, Catuaí Amarelo e Mundo Novo, cultivados a 1.100 metros de altitude nas montanhas da Serra da Mantiqueira.

O café produzido segue os critérios de colheita e processamento que resultam em grãos uniformes. Após secagem e beneficiamento, eles são cuidadosamente selecionados para a torra. O resultado é uma bebida aromática, com notas doces e corpo denso, a acidez predominante é cítrica e agradável. A diversidade de sabores dos grãos cultivados na Fazenda Talismã expressa a natureza da Serra da Mantiqueira em produzir cafés especiais.

A gastronomia – A cozinha do Zel Café destaca a diversidade de sabores, assinada pelo Chef Shaun Dowling, nascido na Nova Zelândia e há sete anos vivendo no Brasil. Apaixonado pela cozinha e por comidas exóticas, fluente na cozinha de fusão, mescla as técnicas clássicas e os costumes neozelandeses com a sua paixão pela gastronomia brasileira.

As opções de cardápio vão desde o café da manhã com granola, bagel, legumes, ovos e uma tapioca brasileiríssima, na seção para acordar.
Em seguida bowls com variedades de saladas, grãos, peixes e diferentes opções de proteínas, para o almoço e jantar.

Risoto, nhoque, massas, carnes compõem a variedade de opções com sabor e criatividade. Original e curioso, mas não menos delicioso, o waving bonita é uma assinatura do chef: mistura siri, camarão, mexilhões e creme fresco com Dijon em um movimento hipnótico – o prato vem à mesa dançando em seus aromas, é puro charme. O menu apresenta entradas para compartilhar e opções para os pequenos. As sobremesas fazem um espetáculo a mais, com propostas do chef, como caramel brownie, NY cheesecake, um aromático pudim de gengibre caramelizado e as doçuras feitas com o café Zel: panacotta e tiramisu. A qualquer momento sempre aparecem as surpresas do chef, na vitrine com doces e salgados, como o bolo de rapadura com café.

Livraria do Comendador – O casarão que recebe o Zel Café acolhe também a Livraria do Comendador, sob os cuidados das irmãs Carol e Talita Camargo, empresárias da 2Books, com o pai, Ivo Camargo, de família com tradição no mercado livreiro. Independente, a livraria apresenta temas que estão ligados ao lugar – o café, a gastronomia, os cavalos, as Ciências – , traz os best-sellers do mercado, promove encontros, clube de livros e atividades culturais para crianças e adultos. Possui um espaço dedicado às publicações e jogos infantis.

Gostaram? Vou deixar para vocês o endereço, os contatos e os horário de funcionamento.

Até o nosso próximo café!
Simone de Paula

Zel Café
Endereço:
Praça Pamplona – Casarão – Rua Pamplona, 145 – Jardim Paulista – São Paulo/SP
Fone: (11) 3283.3500
Instagram: @zel.cafe
E-mail: zelcafe@zelcafe.com.br
Site: www.zelcafe.com.br

Horários:
Segundas das 07h30 às 19h | Terças a sábados das 07h30 às 22h30 | Domingos e feriados das 8h às 17h.
Aceita todos os cartões | aceita VR e Sodexo | 60 lugares sentados (área interna, balcão externo, área externa coberta)

Livraria do Comendador: Praça Pamplona – Casarão – Subsolo
Segunda a sexta das 8h às 20h | Sábados, domingos e feriados das 8h às 16h. Fone (11) 3284.6931
@livrariadocomendador | livraria@livrariadocomendador.com.br

| acessibilidade | wifi |

Written by Simone de Paula

Olá!
Meu nome é Simone de Paula, sou barista, empreendedora, apaixonada por café coado e minha vida gira em torno dele.

Comments

Loading…

0