in ,

Amazônia em cada xícara na edição histórica da 3 Corações

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Um Robusta Amazônico que bateu a nota máxima

O Brasil celebra um marco para a cafeicultura mundial. Pela primeira vez, um Canéfora Robusta Amazônico conquistou 100 pontos no Fine Robusta Cupping Form. Produzido por Rafael Mopimop Suruí, da etnia PAITER SURUÍ, na Terra Indígena Sete de Setembro (RO), o Café Tribos 100 Pontos é mais que bebida: é obra de arte e traduz a potência da Amazônia em cada detalhe.

O feito foi chancelado na 6ª edição do Concurso Tribos, criado em 2019 por Rituais 85+ (linha de especiais da 3 Corações), em prova conduzida por nove especialistas independentes, liderados por Silvio Leite, referência mundial. Apenas o lote de Rafael alcançou a pontuação perfeita — um resultado histórico para os Robustas Amazônicos.

Mais que produto, o microlote materializa um projeto de impacto. O Projeto Tribos fortalece protagonismo indígena, proteção da floresta e produção de cafés de alta qualidade, apoiando 169 famílias em 28 aldeias de Rondônia, com parcerias entre 3 Corações, Funai, Embrapa, Emater, Câmara Setorial do Café e secretarias de agricultura.

Uma edição para admirar de perto

O Café Tribos 100 Pontos chega em edição super limitada, à venda exclusivamente no Mercafé, e apresentado em frasco de cristal inspirado no design Murano da Cristais Tavares — feito para guardar e colecionar. São 333 unidades no total (apenas uma fração destinada à venda), em kit exclusivo com grãos + moedor de alta precisão, por R$ 599.

É uma joia rara. A primeira robusta 100 pontos que registro oficialmente”, afirma Silvio Leite, head judge do Concurso Tribos.

O que entrega na xícara

A experiência sensorial é rica, complexa e potente: rapadura, mel, própolis, hibisco, flor de laranjeira, aroma levemente vinhoso, acidez média, corpo delicado e finalização de rapadura levemente achocolatada. Um perfil que sintetiza território, técnica e cultura.

Com o Café Tribos 100 Pontos, a Rituais 85+ e a 3 Corações reafirmam a união entre qualidade, experiências sensoriais e impacto social — e o convite para viver a Amazônia em cada xícara.

3 Corações
Instagram: 
@3coracoes

Foto destaque: divulgação
Fonte: Ank Reputation


Descubra mais sobre Gastronominho

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0