in , , ,

Datas comemorativas cervejeiras – parte II

Santo Arnulfo de Metz
Quais são os Santos relacionados a Cerveja e quais as suas contribuições na história da bebida.

Santo Arnulfo de Metz (585 – 640) – 18/07
Patrono dos cervejeiros, nasceu na Áustria, mas ficou famoso como Bispo de Metz (França). A ele é creditado o milagre de não deixar esvaziar uma caneca de cerveja que foi servida aos seus seguidores que transportavam seu corpo para ser enterrado em Champigneulles, na Bélgica.

Santo Arnaldo de Soissons (1040 – 1087) – 14/08
Patrono dos colhedores de lúpulo. Foi adotado por camponeses da região na qual ele pregava – Brabant (Bélgica) – maior produtora de lúpulo naquela época. A ele é creditado o milagre, enquanto servia ao exército belga, de ter conseguido cerveja para as tropas, ao rezar e apelar a Deus. Ficou famoso por curar doentes de uma praga, fazendo-os beber cerveja de um tanque no qual havia mergulhado seu crucifixo.

Santo Agostinho – 28/08
É considerado oficialmente, pela Igreja Católica, o Padroeiro dos Cervejeiros.
Agostinho nasceu no norte da África e viveu uma vida praticamente sem religião, mas com muitos estudos e leituras, até a fase adulta. Lá pelos 35 anos, segundo a lenda, ele teria vendido tudo e transformado a casa onde morava em uma pequena fábrica de cerveja.

Santa Hildegarda de Bingen (1098 – 1179 – 17/09
Santa Hildegarda foi uma mulher importante na história da cerveja. Ela foi uma monja beneditina alemã, mestra no mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha, responsável pelos primeiros estudos registrados sobre o lúpulo e seus benefícios para a cerveja. O lúpulo tem propriedades conservadoras, então a cerveja com lúpulo era mais segura para tomar.

São Venceslau (907 – 929) – 28/09
Venceslau foi Duque da Boêmia e posteriormente à sua morte santificado e declarado rei. A região da Boêmia é notória produtora de lúpulo, e como os lúpulos de lá eram muito valorizados, Venceslau imputou a pena de morte a quem exportasse suas mudas, agradando aos cervejeiros e produtores de lúpulo.
É o Santo Padroeiro da Boêmia e protetor dos cervejeiros.

São Columbano (540 – 615) – 23/11
Padre de origem irlandesa que pregou na França, Itália, e nos Alpes. Teve fundamental importância como disseminador do Cristianismo na época, fundando diversos mosteiros – com amplas áreas para produção de cerveja. Um de seus milagres: certa vez uma tribo bárbara dos alpes estava preparando um sacrifício com um grande recipiente cheio de cerveja. Ele soprou no recipiente, que se despedaçou, surpreendendo a todos. Columbano então falou que eles estavam desperdiçando cerveja, e que seu Deus amava a cerveja, mas apenas quando era bebida em Seu nome. Assim conseguiu converter muitos membros da tribo. Entre seus muitos outros milagres está a multiplicação de cerveja e pão para a comunidade.

São Patrício – 17/03
São Patrício é o santo padroeiro da Irlanda. Ele nasceu na Inglaterra no século V, em uma rica família. Quando era adolescente, foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para o país como escravo. Nessa época ele teria tido uma visão em que Deus dizia nos sonhos para que ele fugisse para o litoral, onde conseguiria retornar para a Inglaterra. Ele conseguiu fugir e quando voltou para o país que nasceu, resolveu entrar para o mosteiro de Ésir, onde hoje fica a França.

A dedicação para a fé foi tanta, que anos depois, ele recebeu um chamado para voltar à Irlanda e evangelizar os irlandeses. Na época ele era bispo e viveu na Irlanda até o dia 17 de março, data em que é comemorado o dia de São Patrício. Uma lenda diz que ele usava o trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima trindade para os irlandeses, por isso o uso da cor verde em tudo – até no chope verde!

Conhece alguma dessas histórias? Costuma comemorar alguma data cervejeira? Marca a gente nas redes sociais para trocarmos informações e experiência sobre esse nosso líquido sagrado @jheinerosa @gastronominho.

Referências bibliográficas:
mestre-cervejeiro.com
blog.clubedomalte.com.br
ocaneco.com.br
cervejaegastronomia.com.br

Foto destaque: Internet
Fonte: Jheine Rosa

Escrito por Jheine Rosa

Publicitária, produtora de eventos, modelo plus size, entusiasta cervejeira, apreciadora de bons drinks, avessa à cebola e comidas de texturas questionáveis.

Comentários

Loading…

0