in ,

Boa Lembrança reúne 98 restaurantes e pratos de 2026 em novo guia

Foto: divulgação

Segunda edição tem 160 páginas e apresenta restaurantes, chefs e receitas exclusivas das cinco regiões brasileiras

Um mapa do Brasil com 98 boas desculpas para sentar à mesa. A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança lançou em setembro a segunda edição do Guia da Boa Lembrança, publicação que reúne os restaurantes participantes e as receitas desenvolvidas para a coleção de 2026.

Com 160 páginas, o guia apresenta imagens dos pratos, informações sobre os estabelecimentos e seus chefs e diferentes cozinhas espalhadas pelas cinco regiões do país. A versão impressa custa R$ 95 e pode ser adquirida diretamente com a associação ou nos restaurantes participantes. Há ainda uma versão digital disponível no site oficial.

O resultado funciona também como roteiro gastronômico. Em vez de concentrar a seleção apenas nas grandes capitais, a lista atravessa cidades históricas, destinos de praia, regiões serranas e municípios do interior.

Pirarucu, cupuaçu, cajuína, bode, carne de sol, queijo coalho, mandioca, pinhão, frutos do mar e queijos artesanais dividem espaço com massas, risotos e preparações de referências italiana, francesa, portuguesa, japonesa e indiana.

Um prato para comer e outro para guardar

Fundada em 1994, em Petrópolis, a Boa Lembrança nasceu de uma iniciativa do chef italiano Dânio Braga inspirada na tradição da Unione Ristoranti del Buon Ricordo, da Itália.

O projeto associa a receita criada por cada restaurante a uma cerâmica colecionável pintada à mão. Quem pede o prato participante recebe a peça correspondente, que muda a cada edição. Mais de 2 milhões de cerâmicas já foram produzidas desde o início da associação.

Algumas criações de 2026 já passaram pelas páginas do Gastronominho. Em Santo Antônio do Pinhal, a Donna Truta Baroa da Donna Pinha combina truta defumada e mandioquinha. Em São Paulo, o Gnocchi al Morro Azul do Zena Cucina leva o queijo brasileiro para o recheio da massa.

Os 98 restaurantes e pratos do Guia da Boa Lembrança 2026

Região Norte

Pará

  • Dom Mani, em Santarém (PA) — Liberdade — pirarucu e legumes salteados no molho teriyaki de cupuaçu.
  • Famiglia Sicilia, em Belém (PA) — Risoto Marcelo Pinheiro — risoto com camarão-rosa, bacon e alho-poró.

Rondônia

  • Restaurante San Gennaro, em Porto Velho (RO) — Filetto alla Palermitana — paillard grelhado, empanado e gratinado, acompanhado de fettuccine al pomodoro.

Tocantins

  • Cabana do Lago Restaurante, em Palmas (TO) — Filé Premio Curiango — filé de pirarucu grelhado no azeite, purê de mandioquinha, cogumelos, farofinha de banana e salada verde com molho de cerveja Curiango sabor cajá.

Região Nordeste

Alagoas

  • Akuaba, em Maceió (AL) — Ehba-tápa de Camarão — camarões em base de vatapá com gengibre, cebola, amendoim e camarão defumado, finalizados com azeite de dendê e banana-da-terra.
  • Divina Gula, em Maceió (AL) — Furdunço Cozinhado — carne cozida lentamente com minibatatas, cenoura, abóbora e banana-da-terra, acompanhada de paio, tutano assado, pirão e arroz de couve.
  • Piccola Villa, em Maceió (AL) — Ossobuco Della Piccola — ossobuco bovino braseado, risoni no próprio molho da cocção, gremolata fresca e grana padano.
  • Picuí, em Maceió (AL) — Massa dos Deuses — linguine ao molho de grana padano e cogumelos, carne de sol na manteiga de garrafa e crispy de carne seca.
  • Nalva Cozinha Autoral, em Piranhas (AL) — Ode ao Bode — contrafilé de bode em demi-glace, gratin de batata-doce, queijo de cabra, cebolas assadas e azeite de cactos.

Bahia

  • Casa de Tereza, em Salvador (BA) — Carnaval no Mar — moqueca de frutos do mar com arroz e feijão-verde.
  • Vini Gastronomia, em Salvador (BA) — Arroz de Pato Confitado — arroz preparado na gordura aromatizada do pato com fumeiro de Maragogipe, bacon, tomate-uva, alho e coentro, acompanhado de coxa de pato empanada no parmesão e pipoca de queijo coalho.
  • Don Fabrizio, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro (BA) — Pasta ao Forno a Siciliana — massa de lasanha com ragu de pernil suíno, patinho bovino e costela, molho bechamel, queijo curtido e muçarela.

Maranhão

  • Armazém do Chef, em São Luís (MA) — Lagostosa — lagosta grelhada na manteiga com ervas finas, molho cremoso, purê de mandioquinha e arroz de nozes e amêndoas.
  • Ça-Vá Gastrobar, em São Luís (MA) — O Julgamento do Camarão Embriagado — linguine com molho de tomate, creme de leite fresco, tiquira e camarões da região.

Paraíba

  • Estação Bananeiras, em Bananeiras (PB) — Trilogia de Frutos do Mar — purê de banana-da-terra, pescada amarela em farofa panko, polvo, camarão, tomate confit e musseline de batata.
  • La Tratoria Jampa, em João Pessoa (PB) — Gnocchi do Sol — nhoques de banana-da-terra com molho de queijo coalho, carne de sol na manteiga de garrafa, cebolas caramelizadas e pimentas-biquinho.

Pernambuco

  • Beijupirá Olinda, em Olinda (PE) — Baião de Camarão — arroz da terra com camarões, chouriço, feijão-verde, nata, picles de jerimum e maxixe, queijo coalho com melaço e macaxeira-palha.
  • Beijupirá Porto, em Ipojuca (PE) — Bobómanga — camarões ao creme de mandioca e manga acompanhados de arroz jasmim com amendoim e gengibre.
  • Chiwake, em Recife (PE) — Piura — nhoque de banana-da-terra com wasabi, camarões em salsa de moqueca com gengibre, camarões grelhados e farofa de castanha-de-caju.
  • Nez Bistrô, em Recife (PE) — Mignon Au Jardin — medalhão de filé ao molho de alecrim, risoto de queijo Prima Donna com manteiga trufada e pera confitada.
  • Oficina do Sabor, em Olinda (PE) — Dama do Barro — ensopado de peixe, camarão e mexilhão com batata-doce e uva do Vale do São Francisco, arroz de caju e farofinha crocante.
  • Restaurante Varanda, em Fernando de Noronha (PE) — Risoto Piroclástico Vulcan — pescada em crosta de ervas sobre redução de vinho branco acompanhada de arroz negro de camarões.
  • Tio Pepe, em Recife (PE) — Cupim de Colher — cupim reduzido no melado de cana com gengibre, arroz cremoso, musseline de manga Tommy e batata-palha.
  • Zé Maria, em Fernando de Noronha (PE) — Ioiô de Noronha Thiago Martins — filé de cavala com beterraba confit, tabule em redução cítrica, farofa de bacon e brotos da horta.

Piauí

  • Favorito Comidas Típicas, em Teresina (PI) — Capote Devagarinho — capote confit com baião da casa, queijo coalho, coco babaçu e molho de cajuína.

Rio Grande do Norte

  • Gennarí Culinária Italiana, em Natal (RN) — Porco e Porcini — fettuccine com ragu de linguiça de pernil e funghi porcini sobre creme de parmesão.
  • Manary Praia Hotel, em Natal (RN) — Mar em Brasa — camarões defumados na manteiga de garrafa, tomates confitados e nhoques de farinha de tapioca e queijo coalho sobre fonduta de queijo manteiga.
  • Restaurante Borogodó, em São Miguel do Gostoso (RN) — Mar de Caju — camarões grelhados, creme de macaxeira, vinagrete de caju e castanha e farofa de rapadura.
  • Trio Restô & Grill, em Pipa (RN) — Camarão Mil Folhas Potiguar — massa folhada, camarões, creme de mandioquinha e abóbora, couve e queijo da Serra da Canastra.
  • Zeh Cozinha, em Natal (RN) — Mar Vermelho — camarões crocantes com arroz de tomate e aioli de manjericão.

Região Centro-Oeste

Distrito Federal

  • Bloco C Restaurante, em Brasília (DF) — Riso Maremonti — arroz caldoso com camarões, mascarpone e Prosciutto di Parma.
  • Casa Baco, em Brasília (DF) — Pescada à Juan de Barcelona — pescada amarela assada com molho de camarões e picada catalã de castanha-de-caju.
  • Dom Francisco, em Brasília (DF) — Bacalhau Rústico — bacalhau assado com azeite, batatas, cebola, tomate italiano, alho-poró, brócolis e alho.
  • Koji, em Brasília (DF) — Chirashi Sushi Trufado — shari temperado com furikake, peixes frescos e diferentes iguarias.
  • Universal Restaurante, em Brasília (DF) — French Rack — french rack de cordeiro grelhado com melado de romã e risoto de gorgonzola.
  • Villa Tevere, em Brasília (DF) — Filetto Siciliano — tornedor de filé-mignon sobre arancini recheado com muçarela e manjericão, finalizado com alho-poró.

Goiás

  • Montserrat Gastronomia, em Pirenópolis (GO) — Romesco em Piri — filé de robalo grelhado sobre molho romesco, acompanhado de batatas coradas e cenouras agridoces.
  • Porto Cave, em Goiânia (GO) — Bacalhau à Minhota — bacalhau dourado em azeite com batatas e cebolas refogadas.

Mato Grosso

  • Mahalo, em Cuiabá (MT) — Pintado, Cajá e Melado — pintado ao melado de cana e gengibre, arroz negro, conserva de cebola-roxa, ervilha-torta, molho de cajá-manga e telha de couve.

Mato Grosso do Sul

  • Cantina Masseria, em Campo Grande (MS) — Rótula Dell’Orto — massa artesanal recheada com cenoura, abobrinha e berinjela, servida com molho de tomate fresco, creme de pecorino e azeite de ervas.

Região Sudeste

Espírito Santo

  • Casa Chef Ari, em Domingos Martins (ES) — Sol Escondido — creme de aipim, batata-doce e batata inglesa com brie, gruyère e grana padano sobre carne de sol de mignon.
  • Domus Itálica, em Vila Velha (ES) — Freud Explica — medalhões de mignon ao poivre vert, fettuccine Alfredo e champignons.
  • Katata’s Gourmet, em Cachoeiro de Itapemirim (ES) — Camarão Beira-Rio — camarões com creme de Catupiry, alho-poró e limão-siciliano sobre purê de batata, gratinados com parmesão.
  • Ninho da Roxinha, em Serra (ES) — Espetada dos Irmãos — bife de ancho grelhado acompanhado de legumes e batata rosti gratinada com parmesão.
  • Oriundi, em Vitória (ES) — Risoto de Moqueca à Capixaba — risoto de camarão inspirado nos aromas da moqueca capixaba.
  • Papaguth, em Vitória (ES) — Camarão Marajá — camarões salteados ao vinho branco e curry indiano com creme de leite fresco e fettuccine.

Minas Gerais

  • Casa do Rei Bistrô, em São Joaquim de Bicas (MG) — Cumé que Podi — ragu de cordeiro sobre purê de batatas, farofa de amendoim, jabuticaba em calda e salada.
  • D’artagnan Bistrô, em Belo Horizonte (MG) — Ravioli de Pato In Brodo — ravioli recheado com pato, consommé e vinho Madeira.
  • diVino Restaurante, em Nova Lima (MG) — Filé Oriental — tornedores de filé com molho agridoce, shoyu e molho de ostra, acompanhados de risoto frito com açafrão-da-terra.
  • Domenico Pizzeria e Trattoria, em Belo Horizonte (MG) — Ndunderi Alla Sorrentina — massa de ricota fresca com pomodoro italiano e pesto de basílico.
  • Maria das Tranças, em Belo Horizonte (MG) — Entre Ossos e Raízes — purê de mandioca com açafrão, ossobuco assado, farofa de panko, cenouras baby e PANCs.
  • Relicário Gastronomia, em Diamantina (MG) — Filet à Baronesa — filé-mignon com molho amanteigado de cogumelos, purê de batata-baroa com requeijão moreno e vagens.
  • Taste-Vin, em Belo Horizonte (MG) — Bavette en Sauce — carne bovina em molho aromático com pimenta-do-reino e massa folhada recheada com espinafre.
  • Xapuri, em Belo Horizonte (MG) — Cheirin no Cangote — copa-lombo suíno defumado, molho de laranja, purê de legumes, repolho-roxo fermentado e farofa de cebola crispy.

Rio de Janeiro

  • 2 Vales Restaurante, em Petrópolis (RJ) — La Dolce Vita — polpetone recheado com muçarela de búfala e ravióli de queijo de cabra.
  • Alvorada Restaurante, em Petrópolis (RJ) — Arroz no Tacho — carnes, arroz e cogumelos preparados em tacho de ferro.
  • Antica Trattoria Marasco, em Niterói (RJ) — Nodino à la Kieling — medalhão de lombinho suíno acompanhado de massa com molho cremoso e queijos.
  • Bartrô – Restaurante e Bistrô, em Rio das Ostras (RJ) — Alquimia — filé-mignon com molho de frutas e especiarias e musseline de feijão-branco com açafrão espanhol e canela.
  • Esch Café Leblon, no Rio de Janeiro (RJ) — Dueto do Barão — salmão e dourado com purê de batata e espinafre.
  • Floripio Gastronomia, em Petrópolis (RJ) — Bacalhau à Rosita — bacalhau com crosta de alho e crocante de couve.
  • Gosto com Gosto, em Resende (RJ) — Truta do Gosto — truta com crosta de farofa, arroz de açafrão-da-terra, castanha-de-caju e cogumelos frescos.
  • Jardim Secreto, em Itatiaia (RJ) — Spaghetti Mare e Monti — spaghetti com camarões, cogumelos, alho negro e tomate.
  • Parador Valência, em Petrópolis (RJ) — Cordeiro Parador — cordeiro ao molho de ervas com legumes, maçã e purê de batata-baroa.
  • Páreo, no Rio de Janeiro (RJ) — Eh Boi 2 — rabada prensada ao teriyaki de ameixa, mil-folhas de batata e farofa de shiitake.
  • Zanatta Bistrô, em Araruama (RJ) — Salmão à Toscana — salmão assado com cream cheese, coentro, tomate seco e camarões, acompanhado de mousseline de batata-baroa.

São Paulo

  • Cantina Piovanelli, em São Roque (SP) — Tortellone de Bacalhau com Alcachofra — massa de salsa recheada com bacalhau e alcachofra.
  • Confraria do Sabor, em Campos do Jordão (SP) — Ragu de Cordeiro com Polenta — paleta de cordeiro cozida lentamente sobre polenta cremosa com parmesão.
  • Dom Aldo, em São Paulo (SP) — Portafoglio de Filet Mignon — filé-mignon recheado com brie ao molho roti, alho-poró e tagliolini cacio e pepe.
  • Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal (SP) — Donna Truta Baroa — truta defumada gratinada com purê de mandioquinha.
  • Esch Café São Paulo, em São Paulo (SP) — Salmão Oscar — salmão com arroz cremoso de parmesão e espinafre.
  • Jacarandá, em São Paulo (SP) — Ravioli de Zucca — massa recheada com creme de abóbora cabotiá e mostarda de Cremona.
  • Laura & Francesco, em Valinhos (SP) — Pasticcio di Mare — lasanha com camarão, polvo, lula e linguado, massa fresca, bechamel e molho sugo.
  • Le Foyer, em Campos do Jordão (SP) — Ravioli de Agnello — massa artesanal recheada com cordeiro, molho ao sugo, parmesão e chips de queijo.
  • Ludwig Restaurant, em Campos do Jordão (SP) — Truite Français — truta grelhada com manteiga noisette, limão, croûtons de brioche, limão-caviar e mousseline de batata.
  • Nico de Don Romano, em Jaú (SP) — Café com Leite — ancho com creme de café e rapadura, massa folhada com creme de cogumelos trufados e cogumelos salteados.
  • Restaurante Shangri-La, em Serra Negra (SP) — Paillardise — filé-mignon recheado com brie e molho de funghi porcini, risoto de parmesão, legumes e batata noisette.
  • Risoteria e Restaurante Villa Lobos, em São José dos Campos (SP) — Risoto do Vale e Mar! — arroz carnaroli com bacon artesanal, camarões, creme de cabotiá e azeite de ervas.
  • Stefano Hotel e Restaurante, em São Roque (SP) — Il Tricolore — tortellone de stracciatella sobre ragu bovino e suíno com pistache.
  • Supra di Mauro Maia, em São Paulo (SP) — Tortelli Pappa al Pomodoro — massa recheada com molho de três tomates, lardo di colonnata, pão envelhecido e azeite de manjericão, acompanhada de pesto.
  • Zena Cucina, em São Paulo (SP) — Gnocchi al Morro Azul — gnocchi de batata recheado com queijo Morro Azul, manteiga noisette, nozes e figos levemente caramelizados.

Região Sul

Paraná

  • Bierwit Restaurante e Choperia, em Palmeira (PR) — Dueto de Bosque e Defumados — kassler com cogumelos, alho e tomates-cereja, molho de queijo e picles de cebola-roxa.
  • Cantina do Délio, em Curitiba (PR) — Rondélio do Poty — rondeli artesanal recheado com ricota e espinafre, molho de tomate, bechamel e gratinado ao forno.
  • Ernesto Ristorante, em Curitiba (PR) — Bollito Misto Alla Piemontese — seleção de carnes cozidas lentamente no vinho, acompanhada de batatas.
  • Girassol, em Palmeira (PR) — Lasanha Para Meu Pai — massa artesanal de espinafre, bechamel, bolonhesa, linguiça colonial defumada e queijo colonial.
  • Quintana Gastronomia, em Curitiba (PR) — Filé Sônia Aksamitas — escalopes de filé-mignon ao molho de mostardas com arroz de amêndoas.
  • Villa Morretes Restaurante, em Morretes (PR) — Salmão Bom Sucesso — salmão ao molho de maracujá, gengibre e melado com alfavaca e coentro selvagem.

Rio Grande do Sul

  • Cantina Pastasciutta, em Gramado (RS) — Conchiglioni Della Nonna — massa recheada com galinha caipira e creme de gouda, provolone e brie com alho-poró, pomodoro e quattro formaggi.
  • Cozinha Ana Terra, em São Francisco de Paula (RS) — Cozido Campeiro — ossobuco, costela, cordeiro e linguiça preparados em panela de ferro com raízes e erva-doce.
  • Giostra, em Gramado (RS) — Confit D’anatra — coxa de pato confitada com especiarias e cítricos, acompanhada de risotto de cogumelos e laranja.
  • Nonno Mio, em Gramado (RS) — Cotoletta di Maiale con Purea di Zucca — bisteca suína empanada com purê de abóbora cabotiá e tomates-cereja confitados.
  • Peppo Cucina, em Porto Alegre (RS) — Medaglioni ai Funghi Trifolati — medalhões de filé ao molho roti com linguine e cogumelos frescos gaúchos.
  • Sebastiana, em Caxias do Sul (RS) — Pururuca da Serra — costela suína pururuca, demi-glace de rapadura, purê de tubérculos, cenouras glaceadas, farofa de nuts e picles de rabanete.
  • Sharin, em Porto Alegre (RS) — Parvati Deusa Mãe — biryani de arroz basmati com cogumelos e especiarias indianas, finalizado com polvo confitado.
  • Trattoria Primo Camilo, em Garibaldi (RS) — Capeletti com Funghi — cappelletti artesanal com cogumelos silvestres da região e nata.

Santa Catarina

  • Adega Don Maximiliano, em Joinville (SC) — Pescada à Juarez Machado — linguado recheado com vegetais verdes e envolto em couve, com batata-doce, moqueca de camarão e beurre blanc.
  • Botic Restaurante e Bar, em Blumenau (SC) — Sorrentino de Eisbein — massa recheada com joelho de porco, fonduta de queijo Vale do Testo e roti com cerveja preta.
  • Ostradamus, em Florianópolis (SC) — Camarão na Telha — camarões com farinha de arroz, pimentões, cebola, alho, pimenta piri-piri e muçarela de búfala, finalizados com telha de parmesão.
  • Rio do Rastro Restaurante, em Bom Jardim da Serra (SC) — Frescal à Encilha — flat iron steak com torrone de pinhão, velouté de frango, farofa de sálvia e demi-glace de vinho tinto catarinense.

Um guia para planejar a próxima mesa

A seleção deixa clara a amplitude da associação. Há restaurantes com décadas de história ao lado de integrantes mais recentes, cozinhas essencialmente regionais e casas que misturam produtos brasileiros com técnicas e referências de outros países.

Para os colecionadores, o guia também facilita a identificação das peças de 2026 e dos restaurantes onde cada prato pode ser encontrado. Para quem não coleciona, funciona como ponto de partida para organizar uma viagem gastronômica sem necessariamente seguir o circuito das grandes capitais.

Algumas receitas citadas utilizam vinho, cerveja ou outros ingredientes alcoólicos em seus preparos. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas são destinados a maiores de 18 anos. Beba com moderação.

O Guia da Boa Lembrança pode ser consultado pelos canais oficiais da associação. Informações sobre disponibilidade e aquisição da edição impressa podem ser solicitadas pelo WhatsApp +55 51 99472-8480, pelo e-mail secretaria@boalembranca.com.br ou pelo @boalembranca.

Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança
Instagram: @boalembranca

Foto: divulgação
Fonte: Coletiva Comunicação

Compartilhe essa notícia!

Descubra mais sobre Gastronominho — Notícias de gastronomia, bebidas e eventos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…