in , ,

Padocaria estreia em Belo Horizonte para eleger as melhores padarias da cidade

Foto: divulgação

Projeto criado por Eduardo Maya e Miguel Icassatti inicia edição mineira em 8 de setembro, com votação digital e premiação marcada para 5 de novembro

Belo Horizonte recebe a partir de 8 de setembro de 2026 a primeira edição do Padocaria-BH, concurso dedicado a reconhecer padarias, produtos e serviços que fazem parte do cotidiano da capital mineira. Criado pelo gastrônomo Eduardo Maya e pelo jornalista gastronômico Miguel Icassatti, o projeto chega à cidade depois de cinco edições realizadas em São Paulo.

A edição belo-horizontina será dividida em duas etapas, combinando votação popular e avaliação de júri técnico. A primeira fase acontece de forma digital, permitindo que os moradores indiquem suas padarias preferidas em diferentes categorias.

Mais do que formar um ranking único para a cidade, o Padocaria-BH organiza a disputa a partir de cinco áreas de Belo Horizonte, reunindo as nove regionais administrativas e ampliando o espaço para estabelecimentos de diferentes bairros.

Do pão francês ao pão de queijo

O material de lançamento do Padocaria-BH lista oito categorias para a edição de estreia: pão francês, pão artesanal, pão de queijo, broinha, bolo, café, Melhor Padaria de BH e atendimento.

A escolha coloca lado a lado produtos diretamente ligados à rotina das padarias e dois aspectos mais amplos da experiência do consumidor: a relação com o atendimento e a preferência pelo estabelecimento como um todo.

A presença do pão de queijo e da broinha também diferencia a edição mineira da trajetória construída pelo projeto em São Paulo, aproximando a votação de produtos com forte presença na cultura alimentar de Belo Horizonte.

A participação popular será 100% digital, sem votação em papel. Depois dessa primeira etapa, o resultado do público será combinado à avaliação técnica para a definição dos destaques regionais.

Cinco áreas colocam diferentes bairros na disputa

Para organizar a premiação, Belo Horizonte foi dividida em Centro-Sul; Barreiro/Oeste; Pampulha/Noroeste; Norte/Venda Nova; e Nordeste/Leste.

A proposta é ampliar o mapa apresentado pelo concurso e evitar que a disputa fique concentrada somente em padarias de regiões tradicionalmente mais presentes nos roteiros gastronômicos.

Com isso, estabelecimentos de bairros distintos podem avançar na premiação a partir da relação que já mantêm com quem mora, trabalha ou circula em cada parte da cidade.

A organização prevê ainda uma caravana por diferentes regiões de Belo Horizonte, reunindo convidados e criadores de conteúdo em visitas a padarias participantes. A ação deve funcionar como uma extensão da própria votação, levando a discussão sobre panificação para além dos endereços mais conhecidos da cidade.

Projeto chega a BH após trajetória em São Paulo

O Padocaria surgiu em São Paulo, em 2021, com a proposta de tratar as padarias não apenas como pontos comerciais, mas como parte da cultura gastronômica e da vida cotidiana da cidade.

A expansão do projeto já vinha ganhando novos contornos. Em 2025, o Padocaria-SP ampliou a disputa para Guarulhos, mantendo o modelo baseado em participação popular e avaliação técnica.

A chegada a Belo Horizonte leva essa estrutura para um cenário em que a panificação também ocupa um espaço bastante particular. Padarias funcionam como endereços de café da manhã, lanches, refeições, compras cotidianas e encontros de bairro, além de manterem uma relação direta com receitas associadas à identidade mineira.

O projeto é realizado por Eduardo Maya e Miguel Icassatti. Maya é gastrônomo formado pela Le Cordon Bleu e idealizador de projetos ligados à gastronomia mineira, enquanto Icassatti construiu sua trajetória no jornalismo gastronômico e na crítica de bares e restaurantes. Os dois também estão à frente de outras iniciativas voltadas à valorização de estabelecimentos e profissionais do setor.

Em Belo Horizonte, o Padocaria-BH tem apoio da Amipão, entidade formada pela Associação Mineira da Indústria de Panificação e pelo Sindicato das Indústrias de Panificação de Minas Gerais, e patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.

A participação da Empresa Municipal de Turismo aproxima o concurso de outras iniciativas que tratam a gastronomia como parte da experiência turística da capital. O Portal Belo Horizonte, mantido pela Belotur, reúne também informações sobre restaurantes, padarias, eventos, roteiros e outros atrativos da cidade.

A etapa final do Padocaria-BH está prevista para 5 de novembro de 2026, quando serão anunciadas as vencedoras das diferentes áreas e a grande campeã da primeira edição belo-horizontina.

As orientações para inscrição das padarias, abertura da votação e demais atualizações serão divulgadas pelo perfil oficial @padocariabh. Como a primeira fase começa em 8 de setembro, eventuais mudanças de calendário ou funcionamento da votação também devem ser acompanhadas diretamente pelo canal do concurso.

Padocaria-BH
Instagram:
@padocariabh

Padocaria
Site: Padocaria
Instagram: @padocariasp

Foto: divulgação
Fonte: Romano Comunicação

Compartilhe essa notícia!

Descubra mais sobre Gastronominho — Notícias de gastronomia, bebidas e eventos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…