in , , , ,

Youtube: Posso mandar bem na minha cozinha também!

Notícia atualizada em 03/01/2020

Bonjourrrrrrrrr…

Estamos animados com essa publicação, compartilhar com vocês uma belíssima e saborosa novidade, estamos lançando nosso canal no Youtube: Fantástica Patisserie, onde compartilharemos receitas práticas francesas para fazer no conforto do seu lar.

 Acreditamos que todos podem se aventurar na cozinha basta querer e gostar de provar e se arriscar nessa arte que tem tomado conta de grande parte da população, principalmente pelos meios de comunicação com os programas televisivos de culinária ou mesmo através do Youtube.

E para vocês que já nos acompanham aqui no Blog do Gastronominho, disponibilizaremos nossa primeira receita feita no canal, um fantástico, fofinho e delicioso BRIOCHE. (Mas não perca a oportunidade e se inscreva no canal que teremos essa e muito mais receitas :D)

Ingredientes do Brioche

300 gramas de farinha

10 gramas de sal

150 gramas de manteiga sem sal em cubos e temperatura ambiente

4 ovos inteiros

15 gramas de fermento biológico

30 gramas de leite morno

40 gramas de açúcar refinado

1 ovo com 1 pitada de sal para pincelar o brioche

Modo de preparo

  1. Em um bowl, misture os ingredientes secos, coloque a farinha, o sal e o açúcar.
  2. Em outro bowl coloque o fermento biológico e o leite morno (Atenção!!!! Não pode ser quente, nem frio…tem que ser morno, como saber? Coloque o dedo e deixe por 10 segundos, se agüentar ficar, deu certo!!!), misture os dois ingredientes com o auxílio de um fouet ou garfo até dissolver o fermento. Depois, acrescente os 4 ovos e bata novamente até agregar tudo.
  3. No bowl da batedeira coloque um pouco dos ingredientes secos, um pouco dos ingredientes líquidos e faça isso até terminar ambos os ingredientes dos bowls. Bata na batedeira com o batedor em formato de folha no nível médio. Quando estiver homogênea, tire o excesso do gancho e volte a bater, mas agora acrescentando os cubos de manteiga.
  4. Quando a massa estiver homogênea, tire o excesso de massa do batedor, polvilhe farinha nas laterais do bowl da batedeira para tirar a massa grudada nas paredes dela e passe uma espátula e deixa e massa no centro da batedeira. Feche o bowl com papel filme e deixe descansar por 50 min às 1h no lugar mais quente da sua casa (esse tempo dependerá se o dia está mais quente ou mais frio, mas o correto é a massa dobrar de volume).
  5. Após esse processo, a massa estará linda e brilhante, passe a espátula na massa novamente e agora coloque sobre uma folha de papel filme, pois irá fechar e guardará na geladeira por 12h à 24h.
  6. No dia seguinte retire sua massa da geladeira, ela terá crescido, parecendo uma almofada inflada. Então enfarinhe a superfície onde abrirá essa massa, coloque a massa sem o papel filme, polvilhe farinha nela e abra com os dedos em formato retangular.
  7. Divida a massa em 4 pedaços e desses 4 pedaços em cada um retire mais 3 pedaços. Bolei cada pedaço da massa e coloque 5 bolas em uma forma untada com manteiga uma bola na frente da outra e faça isso em outra forma também. Feito isso, cubra essa massa com papel filme ou um pano e deixe crescer por 50min ou 1h (mesmo caso do primeiro crescimento, coloque no lugar mais quente da casa, e tudo dependerá da temperatura do dia para crescer pode demorar mais tempo ou menos, mas a massa tem que dobrar o volume).
  8. Há 20 minutos finais do crescimento, aqueça o forno a 180ºC e quando a massa estiver crescido, pincele com a gema e a pitada de sal e coloque no forno em torno de 30 minutos, mas fique de olho, pois dependerá do seu forno, o brioche está pronto quando estiver dourado.
  9. Então tire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha ou tábua.
  10. E voilá!!!! Seu brioche fofinho, amanteigado, saboroso e legítimo francês está pronto para ser degustado.

Gostou? Então faça a receita e mande a foto para nós!!

Quer saber mais sobre receitas francesas? Ou como utilizar o Brioche em outras receitas, se inscreve no nosso canal e fique por dentro de todas as novidades fresquinhas e apetitosas. \o/

Youtube: http://www.youtube.com/c/fantasticapatisserie

Facebook: @fantasticapatisserie

Instagram: @fantastica.patisserie

Comentários

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0