in

[GULODICAS] Vai começar a Semana da Gastronomia Mineira

Notícia atualizada em 24/04/2019

Foto : Fogão a Lenha

Uma celebração à cozinha mineira, com toda sua tradição, seus sabores e suas histórias. Foi por esse motivo que o governo de Minas instituiu, em 2012, a data de 5 de julho como Dia da Gastronomia Mineira. Para comemorar a data, acontece em Belo Horizonte a Semana da Gastronomia Mineira, a partir da próxima quinta-feira, dia 25.

Haverá extensa programação, envolvendo os mercados distritais da cidade, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, as faculdades de gastronomia, chefs e profissionais do setor. “Nosso objetivo é envolver Minas, mostrar essa diversidade cultural esculpida na gastronomia”, define o realizador e curador do evento, chef Edson Puiati.
E para o público já ir se envolvendo, cinco restaurantes da capital criaram pratos especialmente para a ocasião.

  • O Restaurante Xapuri, na Pampulha, criou um prato da cozinha do Cerrado: Caldeirada de Frutos do Mato.
  • Já a Borracharia Gastropub, na Serra, criou um prato da Cozinha do Espinhaço: Rossini Mineiro (filé com manteiga de garrafa).
  • A Casa Gastronômica Expresso 500, no Alto Caiçaras, criou o prato da Cozinha dos Rios: Rio Doce (com surubim, mandioca, tapioca e “quitandas”).
  • O Bar Patorroco, no Prado, concebeu o prato da Cozinha Central: O Rabo do Reio (com rabada, ora-pro-nóbis, torresmo, queijo minas e abóbora).
  • E, por fim, o Café Cine Brasil Restaurantes, no Centro de BH, elaborou um prato da Cozinha da Mantiqueira: Truta com farofa de pinhão e carne de lata, com angu de milho branco.

O dia 5 foi escolhido em homenagem ao escritor mineiro Eduardo Frieiro, que lançou, na década de 60, o primeiro livro de gastronomia, chamado “Feijão, Angu e Couve”.

O Instituto Eduardo Frieiro irá homenagear pessoas e instituições de Minas que mantêm viva a memória da culinária mineira.

Fonte : Hoje em dia

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0