in

Juntos, María Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vázquez Lugo vencem o Diners Club Lifetime Achievement

Mãe e filho vêm provando que um menu baseado na tradição pode transcender gerações

O Latin America’s 50 Best Restaurants anuncia que os chefs María Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vázquez Lugo, do Nicos, da Cidade do México, receberão juntos o Diners Club® Lifetime Achievement Award 2018, uma distinção única que celebra e reconhece a contribuição e a relevância da carreira desses chefs. Esta é a primeira vez que o Latin America’s 50 Best Restaurants concede um prêmio a dois chefs ao mesmo tempo, e é um reconhecimento importante do talento e do esforço conjunto da dupla composta de mãe e filho que ajudou a elevar o patamar da gastronomia tradicional mexicana ao longo de décadas.

O Diners Club® Lifetime Achievement Award será apresentado durante a cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, no dia 30 de outubro, terça-feira, no espaço de eventos Ágora, em Bogotá, e é um dos três prêmios especiais a serem anunciados antes da cerimônia, juntamente com o prêmio elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef, a ser revelado no dia 26 de setembro, e do Miele One To Watch Award, no dia 17 de outubro.

foto: divulgação

Ao longo de sua vida, a chef María Elena Lugo sempre acreditou firmemente no imenso valor cultural e gastronômico da cozinha tradicional de seu país e tem sido instrumental no esforço de trazê-la para o primeiro plano do cenário gastronômico. Seu falecido marido, Raymundo Vázquez, abriu o Nicos em 1957, pouco depois que se casaram, e ela se juntou a ele com o objetivo de fazer as pessoas reconhecerem o valor da culinária ancestral e caseira do México em uma época em que esta não era muito apreciada.

O chef Gerardo Vázquez Lugo herdou os princípios de seus pais e se junto a sua mãe na cozinha do Nicos há mais de 20 anos. Sua entrada no negócio, depois de ter seguido carreira como arquiteto, trouxe novas perspectivas ao restaurante, sempre mantendo em mente a ancestralidade, mas usando ingredientes mais regionais que permitiram que novas interpretações dos pratos do Nicos fossem feitas.

“Temos o prazer de honrar tanto a María Elena como o Gerardo por sua contribuição conjunta à preservação, desenvolvimento e reconhecimento da gastronomia mexicana. O Nicos vem desempenhando um papel fundamental na história gastronômica da Cidade do México há mais de 60 anos – um feito incrível por si só. O sucesso do restaurante é muito devido à singular dupla de mãe e filho, cujas personalidades envolventes e entusiasmo incansável geram muito amor e respeito. Por isso apresentamos este merecido prêmio a ambos”, afirma William Drew, Editor-Chefe do Latin America’s 50 Best Restaurants.

A equipe Lugo Zermeño-Vázquez Lugo tem trabalhado incansavelmente durante décadas para elevar a cozinha mexicana, não só no restaurante, mas também por meio de pesquisa, colaborações acadêmicas e cursos de gastronomia, dividindo o conhecimento e a paixão com outros chefs e gastrônomos. Demonstrando que a culinária que resiste ao tempo é um elemento vital na cultura de um país, desempenham um grande papel na gastronomia mexicana tradicional, que foi declarado um Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO em 2010.

Patrocinar o Lifetime Achievement Award é uma oportunidade para a Diners Club International enfatizar nosso compromisso de proporcionar aos nossos associados privilégios e experiências únicas em todo o mundo”, disse Sheryl Yasger, vice-presidente do Diners Club International. “Neste ano, o reconhecimento será muito único, pois está homenageando uma família que teve um grande impacto em elevar os pratos tradicionais mexicanos.”

No Nicos, María Elena e Gerardo honram a tradição do Chiles en Nogada, um prato sazonal oferecido entre o início de agosto até o fim de setembro, coincidindo com o aniversário de independência do México. O prato é composto de um chile grande (do tamanho de um pimentão verde comum), com recheio de carne e frutas secas, coberto de molho de noz com uma pitada de grãos de romã. As cores dessa iguaria – o verde do chile, branco do molho e o vermelho da romã – representam as cores da bandeira mexicana. Muitos especialistas consideram o Chile en Nogada do Nicos o melhor em todo o país.

Outras interpretações de receitas clássicas do aclamado restaurante, que fica em um prédio simples no distrito de Azcapotzalco, na Cidade do México, incluem: Sopa Seca de Natas, Michmole de Jaibas, Guacamole, Cuello y Silla de Borrego en salsa de pulque y chile Pasilla e a Tartaleta de Tomatillo.

“Tenho muito orgulho de ver que a paixão e a vontade de crescer e ter sucesso como um time estão sendo reconhecidas, pois todo mundo no Nicos dá tudo de si para se renovar e oferecer o melhor serviço possível para nossos clientes”, disse a chef María Elena Lugo Zermeño. O chef Gerardo Vázquez Lugo acrescenta: “Isso é muito mais do que um prêmio pessoal. É um reconhecimento para todos os chefs e cozinheiros que colaboraram com o Nicos e, acima de tudo, da cozinha tradicional mexicana”.

Ao receberem o Diners Club® Lifetime Achievement Award da América Latina, os chefs Vázquez Lugo e Lugo Zermeño passam a integrar um célebre grupo da região que vem sendo celebrado desde 2013, que inclui: Gastón Acurio, do Peru; Alex Atala, de São Paulo; Enrique Olvera, do México; o francês de nascença Claude Troisgros, que fica no Rio de Janeiro; e o homenageado de 2017, Guillermo González Beristáin, também do México.

Latin America’s 50 Best
Twitter: @TheWorlds50Best #LatAm50Best
Facebook: LatinAmericas50BestRestaurants
Instagram: @TheWorlds50Best
YouTube: Worlds50Best

Foto destaque: divulgação

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0