in ,

Receita: Gelatina de vinho

Aprenda a preparar a receita sugerida pela chef Angélica Vitali, grande expoente da gastronomia molecular

Já ouviu falar em gastronomia molecular? Pois bem, ela é a ciência que estuda os processos químicos e físicos dos ingredientes. Combinando ingredientes, sabores e texturas, os pratos passam por processos variados até chegarem à mesa.

Como uma das maiores expoentes no assunto, está a chef Angélica Vitali, que também participou do MasterChef Profissionais. Ela virou fã da gelatina em folhas graças à sua praticidade e precisão em receitas para todos os gostos, de profissionais a amantes da boa gastronomia.

“Quando falamos em gelatina, seja ela qual for, muitas pessoas associam diretamente a preparações doces, porém, esse ingrediente pode ser utilizado em inúmeras receitas, de entradas a drinks, por exemplo”, afirma a chef.

A versatilidade do produto também é defendida.”É enorme, uma vez que, diferentemente das gelatinas em pó, tem mais fácil dissolução, não criando os tão temidos grânulos”, afirma Angélica, que é, no Brasil, chef dos produtos de Ferran Adrià, o precursor da cozinha molecular.

Além disso, a folha de gelatina permite maior precisão no manuseio e facilidade para criar espumas, ensina a profissional. “A gelatina em folha é incrível, pois dilui com facilidade e a passagem pelo sifão é tranquila”.

Agora vamos à cozinha preparar a Gelatina de vinho, sugerida pela chef. Confira a receita:

Ingredientes:
– 500ml de vinho branco ou rosé.
– 300ml de suco de uva branca.
– 500g de framboesas frescas.
– 50g de açúcar.
– 10 folhas de gelatina.

Modo de preparo:

Pique as folhas de gelatina e hidrate com 100 ml de água gelada.

Junte metade do vinho branco ou rosé e o suco de uva e leve ao fogo até entrar em ebulição. Retire do fogo. Junte a outra metade do vinho e misture. Acrescente a gelatina hidratada e misture até sua total diluição.

Coloque um pouco de framboesas nos copinhos e as cubra com o suco de vinho.*

Leve à geladeira por 15 horas e só retire na hora de servir.

* Pode usar frutas variadas, também, para misturar no copo.

Gastrô Brasil Gastronomia
Site:
Gastrô Brasil Gastronomia
Facebook: Gastronomia.MolecularBrasil
Instagram: @gastro_brasil

Foto destaque: reprodução
Fonte: 2Pros

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0