Notícia atualizada em 10/11/2024
Os sete vinhos que integram a coleção, todos nobres (com 15% de álcool), serão degustados em um menu especialmente elaborado para valorizar as características de cada terroir.
Trata-se de um verdadeiro tesouro em forma de vinho que nasceu na espetacular vindima de 2018; evoluiu na Safra das Safras, em 2020; e chegou ao ápice em 2022 – ano da colheita dos sete ícones que serão apresentados pelo próprio Adriano Miolo em um jantar harmonizado no Restaurante Primrose, no luxuoso hotel Castelo Saint Andrews, em Gramado (RS), dia 23 de novembro.
A experiência terá início com uma breve apresentação da filosofia que resultou na criação de cada identidade. Para o brinde de boas-vindas será servida uma taça do melhor e mais raro espumante da Miolo, Íride, com 10 anos Surlie (evolução na garrafa em contato com as leveduras). Finalizando esse precioso jantar, todos degustarão um cálice do vinho de sobremesa Miolo Late Harvest Licoroso, feito com a uva Viognier colhida tardiamente para concentrar o açúcar natural da fruta.
O Menu Harmonizado:
Welcome Drink: Espumante Miolo Íride 10 anos Surlie
Couvert: Pães artesanais com semente de abóbora e manteiga aerada de bergamota
Primeiro prato: Mix de folhas da horta com prosciutto, queijo de cabra, nozes e creme de balsâmico.
Harmonização: Miolo Testardi Syrah do Vale do São Francisco
Segundo prato: Risoto carnaroli da família Acquerello de Cogumelos da Serra Gaúcha.
Harmonização: Miolo Quinta do Seival Estate Castas Portuguesas e Miolo Sebrumo
Terceiro prato: Carré de cordeiro com crumble de castanha do Pará, hortelã e mandioquinha defumada.
Harmonização: Miolo Merlot Terroir e Miolo Lote 43
Quarto prato: Filé Mignon guarnecido com purê de batatas trufado, pecorino e molho roti.
Harmonização: Miolo Sesmarias e Miolo Tannat Vinhas Velhas
Sobremesa: Cheesecake com geleia de frutas.
Harmonização: Miolo Late Harvest Licoroso Viognier
Serão servidas taças de 150 ml de cada rótulo, exceto do vinho licoroso, em cálices de 60 ml. Taças e garrafas adicionais poderão ser solicitadas mediante disponibilidade.
Os Sete Lendários da Miolo
Miolo Testardi Syrah (Vale do São Francisco, Casa Nova – BA)
O nome deste vinho simboliza a resiliência de cultivar uvas no sertão nordestino. Testardi é um termo italiano que significa teimoso e remete à obstinação e persistência. E é justamente isso que transmite, mostrando ao mundo que é possível cultivar uvas e fazer grandes vinhos neste local hostil, mas que alimentado pelo Rio São Francisco é capaz de produzir vinhedos em meio ao semiárido. Com o Testardi, a Miolo demonstra que se pode elaborar um vinho tinto de alta qualidade no Nordeste brasileiro.
Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas (Campanha Meridional, Candiota – RS)
As variedades Touriga Nacional e Tinta Roriz, muito cultivadas em Portugal, têm excelente desempenho no terroir da Campanha Meridional. Prova disso está no vinho reúne as dias castas.
No nariz, a elegância da Touriga Nacional. Na boca, a potência da Tinta Roriz. Premiadíssimo em mais de 10 países, este vinho é um dos primeiros rótulos brasileiros elaborado com variedades portuguesas no Brasil, com passagem por barricas de carvalho.
Miolo Sebrumo (Campanha Meridional, Candiota – RS)
Melhor Cabernet Sauvignon varietal já elaborado pela Miolo, este é um vinho emblemático até no nome, que carrega a cultura do Pampa na sua origem. A escolha remonta à Batalha do Seival, que teve como um de seus principais personagens o General João da Silva Tavares, imperialista que liderou sua tropa montado em seu cavalo de pelagem rara Baio Sebrumo. A batalha marcou a história dos gaúchos, numa luta que durou 10 anos. E é justamente esta força que está representada no nome Sebrumo, o varietal desta cepa mais icônico de toda jornada de quase 35 anos da vinícola.
Miolo Merlot Terroir, o ícone que nasce de quatro vinhedos (Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS)
Varietal ícone da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, nasce da seleção manual das melhores uvas Merlot cultivadas em quatro vinhedos do Grupo Miolo instalados nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Primeiro lendário a sair das caves subterrâneas da vinícola, depois de permanecer em barricas de carvalho francês por 12 meses, o vinho simboliza, além do terroir, o pioneirismo de uma cultura responsável por desenvolver a Serra Gaúcha, que hoje responde por 90% da produção nacional de vinhos.
Miolo Lote 43 (Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS)
Impossível falar da Miolo sem falar do Lote 43. A partir deste vinho, a família criou grandes ícones e viveu momentos importantes, transformando a empresa na maior produtora de vinhos finos do país, chegando a mais de 30 países de todos os continentes e acumulando mais de mil premiações internacionais.
Sesmarias (Campanha Meridional, Candiota – RS)
A arte em forma de vinho num corte de seis castas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional. Cultivadas em vinhedos próprios, essas uvas são monitoradas simultaneamente para se alcançar a precisão perfeita entre natureza e homem, uma prática técnica de sensibilidade do enólogo que resulta em uma experiência rica em detalhes. Expressivo, elegante e longevo, é um exemplar da vocação e expertise da Miolo na elaboração de vinhos tintos nobres com qualidade internacional. Considerado o vinho mais conceitual da Miolo, o rótulo somente foi produzido nos anos de 2008, 2011, 2018, 2020 e agora 2022.
Miolo Vinhas Velhas Tannat (Campanha Central, Santana do Livramento – RS)
Do vinhedo de uvas finas mais antigo do Brasil, plantado há quase 50 anos, a Miolo aprimorou sua habilidade e gerou ali um de seus Sete Lendários, que retrata a cultura de vinhas velhas da Europa. O ambiente é perfeito para o cultivo da Tannat, colhida de forma manual e seletiva com controle de produção de apenas 1 kg por planta. Materializa toda tradição da empresa no manejo de vinhedos, extraindo o melhor de cada terroir.
Reservas e Informações: WhatsApp: +55 (54) 3295-7721 / Telefone: +55 (54) 3295-7700 ou e-mail [email protected]
Festival Sete Lendários da Vinícola Miolo
Data: 23 de novembro de 2024
Horário: às 19h30
Local: Restaurante Primrose
R. das Flôres, 171 – Vale do Bosque, Gramado – Rio Grande do Sul.
Valor: R$ 650 por pessoa
Castelo Saint Andrews
Site: Castelo Saint Andrews
Instagram: @castelosaintandrews
Foto destaque: divulgação
Fonte: Lucia Paes de Barros
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários
Loading…
Loading…