in , ,

WGroup lança 1º Festival de Cervejarias Artesanais de São Paulo na São Paulo Oktoberfest 2025

Crédito: Jorge Sato

O festival reunirá produtores do Estado, ampliando a experiência cervejeira do público e marcando a expansão do evento no segmento de bebidas artesanais

A WGroup, empresa idealizadora e organizadora da São Paulo Oktoberfest, um dos principais eventos culturais alemães da América Latina, que será realizado de 19 de setembro a 5 de outubro de 2025, no Parque Villa-Lobos, anuncia também a criação do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo , que vai integrar a programação oficial da festa. O festival inédito reunirá ofertas de produtores do Estado, ampliando a experiência cervejeira do público e marcando também a expansão do evento no segmento de bebidas artesanais, em sintonia com o crescimento do mercado e a valorização da produção regional.

“O 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo está nascendo dentro da Oktoberfest de São Paulo , mas com identidade própria. É um evento completo, com curadoria, programação e proposta independente, com personalidade e propósito próprio. Ele representa um novo evento dentro de nossa estrutura e vai destacar a força, a diversidade e a originalidade das marcas artesanais paulistas. Vai ser uma experiência cervejeira única para o público neste ano”, antecipa Walter Cavalheiro Filho, CEO do WGroup e idealizador dos dois eventos.

A programação do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo inclui uma competição técnica, conduzida por mestres cervejeiros do Brasil e da Alemanha, além de especialistas do setor. Os rótulos mais bem avaliados são certificados selos de Ouro, Prata e Bronze, em um processo de certificação criado para reconhecer a excelência e a qualidade da produção artesanal paulista. “A curaria do Festival busca diversidade de estilos, consistência técnica, qualidade e identidade, garantindo ao público uma experiência sensorial rica e conectada com o que há de mais relevante no artesanal local”, destaca o cervejeiro Júnior Bottura, Curador do Evento.

A inscrição para as cervejarias interessadas deverá ser feita por meio do link https://www.cervejaartesanalsp.com.br/ e será avaliada por uma curaria técnica especializada.

A Oktoberfest de São Paulo conta com o apoio formal do Governo do Estado da Baviera, chancela inédita que reforça a influência e a originalidade do evento. A festa é inspirada na tradicional Oktoberfest de Munique e também terá sua experiência gastronômica ampliada. Em 2025, além das mais de 80 opções tradicionais, a festa contará com duas novas áreas dedicadas exclusivamente à culinária alemã, com cardápios típicos que reforçam a identidade cultural do evento. A programação musical, que será anunciada em breve, ficará distribuída em três grandes palcos: o Palco Biertent, instalado na tenda principal, receberá os shows de maior destaque; o Palco Bradesco concentra ativações e atrações especiais; e o Coreto das Apresentações Artísticas, reservado para grupos germânicos e performances culturais típicas.

Os ingressos para a festa deste ano já estão disponíveis exclusivamente pelo site oficial do evento: www.saopaulotoberfest.com.br

São Paulo tem o maior número de cervejarias artesanais do país.
O lançamento do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo ocorre em um momento estratégico para o setor. São Paulo lidera o cenário nacional com 410 cervejarias registradas, sendo o primeiro estado do país a ultrapassar a marca de 400 estabelecimentos, segundos dados oficiais. A busca iniciativa ampliar a visibilidade de pequenas e médias cervejarias, promovendo a diversidade de estilos e fortalecendo a cadeia produtiva local.

O mercado de cervejas artesanais no Brasil representa cerca de 2% do volume total de consumo, mas movimenta um ticket médio superior às grandes marcas industriais. Em São Paulo, a força do mercado é impulsionada por uma cultura gastronômica consolidada, turismo em expansão e uma crescente valorização dos produtos locais, além do fortalecimento das rotas de turismo cervejeiro e dos brewpubs — bares que produzem e comercializam suas próprias cervejas artesanais no próprio local.

Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico do setor é expressivo: para cada trabalho direto em uma cervejaria artesanal, são gerados 34 empregos indiretos em áreas como agricultura, logística, comércio e turismo. Com 410 cervejarias ativas no estado, estima-se que o segmento seja responsável por cerca de 143.500 postos de trabalho diretos e indiretos.

WGroup
Site: WGroup

Foto destaque: Crédito: Jorge Sato
Fonte: Expertecia


Descubra mais sobre Gastronominho

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0