in , , , , ,

Donuts ou Doughnut: A febre deste doce está de volta! Parte 1

Notícia atualizada em 30/10/2019

Donuts ou Doughnut: A febre deste doce está de volta! Parte 1

O ano é 2019, e sabem o que está de volta? Os famosos donuts ou na versão em inglês doughnuts, aquela rosquinha muitas vezes com coberturas de glacê rosa e granulado colorido, chocolate com granulado de chocolate ao leite, amargo ou branco,  ou polvilhadas apenas no açúcar, e se você quer algo mais recheado existe as versões recheadas com todo tipo de doce, como por exemplo brigadeiro, Nutella (creme de avelã), goiabada, trufado, creme confeiteiro (sabor Boston ou Bavarian), entre outros.

Após percebemos este movimento doce, resolvemos pesquisar a origem, óbvio que na Internet encontramos muitas fontes, mas uma nos chamou a atenção, que é a do site www.cafedonuts.com.br, (agora um parêntese para explicar quem não reconhece esta empresa. Aqui no Brasil as primeiras lojas de donuts foram trazidas pela rede americana Dunkin’ Donuts, o qual fez o maior sucesso na década de 80 e 90 no Brasil, podemos compartilhar que donuts é gosto de infância, lembrando que na época não era tão acessível financeiramente para a população comprar uma caixinha com estas maravilhas como hoje em dia; e em 2014 as lojas da Dunkin’ Donuts foram adquiridas pelo Café Donuts, agora que todos sabem o contexto voltemos ao assunto da matéria). A seguir vamos contar um pouco desta história.

O nome “donut” vem de “doughnut”, que em inglês significa rosca frita. A expressão foi usada pela primeira vez pelo historiador Washington Irving no livro History of New York (História de Nova York), de 1809.

A rosca consiste numa massa açucarada frita, que pode ser coberta com diversos tipos de coberturas doces coloridas.

A verdade quanto à origem do donut não é consensual. Existe uma teoria que indica terem sido introduzidos na América do Norte por povoadores holandeses.

Por outro lado, Hanson Gregory, de origem americana, reclamou para si a invenção do donut em 1847, a bordo de um navio de transporte de fruta, quando tinha apenas dezesseis anos de idade. Este afirmou ter feito um buraco em um doce parecido com o “sonho”, ao não se encontrar satisfeito com os centros crus que estas por vezes apresentavam. Segundo este, o buraco teria sido feito com um frasco de pimenta do navio.

A invenção do buraco feita por Gregory fez enorme sucesso e virou uma paixão nos EUA. Ela até rendeu uma placa de bronze na sua cidade natal, Rockport ( o que aliás existe a loja oficial de vender donuts na cidade a http://www.donutsdatrock.com/.

Aqui Brasil o donuts se assemelham muito com os nossos queridos “sonhos de padaria”, por isso as histórias se confundem tanto entre os dois doces, e ainda se popularizou mais após o filme “The Simpsons”, o qual a personagem Homer que é viciado em rosquinhas, come um donuts glaceado na cor rosa com granulados coloridos, por isso praticamente todas as lojas de donuts tem no cardápio essa clássica rosquinha.

Mas estamos aqui para falar de alguns locais da cidade de São Paulo os quais visitamos pessoalmente e outros que solicitamos o delivery.

Vamos listar cinco locais que valem apena conhecer e experimentar o doce, não estamos aqui para julgar ou eleger o melhor e o pior, e sim fazer disseminar a cultura do donutsmania.

  1. 89ºC Coffee Station – Que local bonito e aconchegante, porém prepare-se para disputar um lugar para sentar, pois como fica ao lado do metrô linha Azul Liberdade, o local é muito movimentado. Detalhe, a cafeteria e doceria tem um toque oriental, se você não quiser entrar para tomar um café e comer o donuts, pode simplesmente comprar do lado de fora da loja, pois eles possuem uma vitrine aberta direta com a rua, sendo possível adquirir o produto sem ter que entrar, mas o que chamou a nossa atenção foi o donuts com glace rosa e cobertura de granulado colorido, aqui tem até um toque de morango nesta cobertura trazendo um sabor extra.  Localização: Praça da Liberdade, 169 – Liberdade, São Paulo – SP, 01503-010.

Instagram: @89coffestation

Facebook: Não possui Facebook

Site: Não possuem site

  • The Good Cop Donut Shop – o estilo aqui é comprar via delivery ou comprar e levar, pois não há mesas para sentar confortavelmente e comer, a não ser que você não aguente e consiga comer em pé ali mesmo, o local com estilo moderno e pequeno tem apenas um foco, o donut, de todos os tipos e sabores. Localização: R. Dr. Mario Ferraz, 517 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 01453-010.

Instagram: @thegoodcopdonut

Facebook: @thegoodcopdonut

Site: Não possuem site

  • Mister Donuts – este aqui não visitamos pessoalmente, porém pedimos delivery por diversas vezes, e notamos bastante a melhoria e evolução dos doces, que aliás são bons. A marca é brasileira, desde 2016 preparam as massas dos donuts e recheios no estilo americano/brasileiro. Você pode pedir via delivery, ou consumir no local, com algumas mesas e cadeiras. Atualmente eles possuem três lojas em São Paulo. Localização: Rua Carlos Weber, 1660 – Vila Leopoldina, na Avenida Dr. Ricardo Jafet, 1501 – Loja  SUC 16- C, e por fim na Rua Augusto Tolle, 679.

Instagram: @misterdonutsbr

Facebook: @misterdonutsbr

Site: www.misterdonuts.com.br

  • O Tradicionalissimo – O foco óbvio é o donuts, criado por dois irmãos com atividades distintas, mas que juntos uniram o sonho de realizar algo prazeroso e cheio de emoções. Desta forma, depois de muitos testes, criaram a versão do donuts com muita cobertura e muito recheio, daqueles que escorrem pelas mãos, aliás eles até dão luvas descartáveis para poder comer o doce. Em menos de 1 ano de loja, já estão com duas unidades. Localização: Av. Santa Catarina, 1929 – Vila Santa Catarina, São Paulo – SP, 04378-400 e Rua Marechal Deodoro, 1205, dentro do shopping Marechal Plaza em São Bernardo do Campo – SP.

Instagram: @otradicionalissimo

Facebook: @otradicionalissimo

Site: Não possuem site

  • Divino Donuts – super agradável o local para tomar aquele café e comer vários donuts sem parar e de todos os tipos. O donuts recheado de doce leite é uma maravilha. A massa é impecável, não há como reclamar se ela é seca demais ou gordurosa, ela é simplesmente divina, ou melhor divino. Localização: Av. Moema, 315 – Indianópolis, São Paulo – SP, 04077-020

Instagram: @divinodonutsbrasil

Facebook: @divinodonutsbrasil

Site: Não possuem site

Preços

Depois de tanta história, comentários sobre as lojas, uma coisa que percebemos são que os valores acabaram se popularizando por aqui, diferente do que acontecia antigamente, hoje  podemos encontrar donuts ou rosquinhas em suas embalagens coloridas, geralmente nos tons de azul e rosa, isso porque, falamos de lojas diferentes, mas algumas delas mantém o mesmo padrão, tudo isso custa para o consumidor final, em torno de R$9,00 a R$18,00 a unidade de cada donuts.

Os valores variam muito do tipo de donuts, se é recheado, ou sem recheio (apenas com a cobertura), qual tipo de recheio, se é brigadeiro, Nutella, creme, doce de leite, goiabada.

Quem quer donuts?

O que acharam deste artigo? Você gosta deste tipo de doce? Deixe um comentário no blog, compartilhe em suas redes, faça um favor e leve uma pessoa amada para uma dessas lojas e marque nas mídias a @fantasticapatisserie (face), @fantastica.patisserie (insta) e @gastronominho (face e insta) para sabermos a sua opinião. E não percam no próximo post, traremos a nossa versão de donuts para você fazer em casa e economizar, ou vender por aí.

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0