Esse é um tema polêmico e muitas fake news correm soltas por aí. Mas será que vinho causa mesmo dor de cabeça? E principalmente o vinho tinto?
Vamos aos fatos: muita gente fala que vinho causa dor de cabeça por causa dos sulfitos. Bom, sulfito é o conservante da bebida de Baco e todo vinho o contém – em mais ou menos quantidade. Sem sulfito, a bebida tende a perder sua vitalidade e características normais.
Porém, o que pouco se fala é que muitos outros alimentos – e remédios – que consumimos, possuem mais sulfito e ninguém reclama: frutas secas, hambúrgueres, enlatados e até anestésicos. Além do vinho branco.
Então, esse primeiro mito foi por água abaixo – a menos que os alimentos que mencionei também te causem dor de cabeça, daí você é alérgico à sulfito mesmo.
Existem alguns outros fatores e compostos do vinho tinto que podem sim causar dor de cabeça. Vamos a eles:
– Histaminas – composto presente em produtos fermentados e que pode causar dor de cabeça em alérgicos. No vinho tinto sim há uma certa quantidade de histaminas. Tomar um anti-histamínico 1 hora antes de beber vinho, pode ajudar.
– Tiramina – aminoácido resultante da fermentação da uva (tem no queijo também, por exemplo). Altera a pressão sanguínea e pode ser um gatilho para pessoas que tem enxaqueca. Se você é um desses nada sortudos, o melhor é evitar vinho mesmo.
A lista não termina aqui. Mas deixaremos o restante para o próximo post.
Até!
PS: Esse post não tem a intenção de recomendar ou receitar nenhum remédio. Todo medicamento só deve ser tomado após avaliação e aprovação de um médico.
Empreendedora, palestrante, professora, viajante e uma total wine geek.
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários
Loading…
Loading…