Já falamos anteriormente sobre alguns dos possíveis gatilhos que causam dores de cabeça e enxaquecas, encontrados nos vinhos – especialmente nos tintos.
Mas ainda é possível relatar 3 outros causadores de dores:
– Prostaglandinas – são sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios, também encontrado em vinhos. Tomar vinho pode desequilibrar a quantidade desses componentes, gerando dor de cabeça. Ibuprofenos e remédios para a dor podem aliviar o sintoma.
– Taninos – composto presente na casca das uvas tintas e que dá a cor ao vinho, além da sensação de adstringência e boca seca. Os taninos causam certo relaxamento dos vasos sanguíneos, deixando-os mais abertos, fato conhecido por causar de dor de cabeça.
Uma forma de evitar esse problema é optar por vinhos brancos ou tintos que tenham pouco tanino, como os das uvas Pinot Noir, Gamay, Tempranillo or Barbera.
Também se recomenda não beber quando estamos muito estressados. O estresse pode agravar o efeito vasorelaxante, aumentando a probabilidade de dor de cabeça – e pode explicar por que o mesmo vinho tinto não causou dor de cabeça quando você o bebeu durante as suas férias.
– E, por último, a famosa ressaca! Essa não podia ficar fora da lista. Com certeza a campeã em causadora de dor de cabeça. E o grande vilão não é o vinho, mas a falta de água durante a bebedeira!
Qualquer bebida alcoólica irá naturalmente desidratar o seu corpo. Além daquela vontade incontrolável de tomar água no dia seguinte, sua cabeça estará latejando loucamente.
Então, sempre tome um copo de água entre cada taça de vinho. Garanto que a ressaca será muito mais controlada!
Empreendedora, palestrante, professora, viajante e uma total wine geek.
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários
Loading…
Loading…