A chef peruana é coproprietária do Central e chef-proprietária do Kjolle, ambos em Lima
O Latin America’s 50 Best Restaurants tem o orgulho de anunciar Pía León como a vencedora do prêmio elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef 2018, uma distinção que reconhece a carreira e o impacto positivo de chefs femininas da região. León se junta a um seleto grupo de mulheres que foram reconhecidas por sua contribuição inestimável à gastronomia desde o lançamento do Latin America’s 50 Best Restaurants, patrocinado pela S.Pellegrino & Acqua Panna, em 2013.
O elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef Award será entregue a León durante a cerimônia de premiação dos Latin America’s 50 Best Restaurants na terça-feira, dia 30 de outubro, no espaço de eventos Ágora, em Bogotá, na Colômbia. É um dos três prêmios especiais anunciados anualmente antes da lista, juntamente com o Prêmio Diners Club® Lifetime Achievement e o Miele One To Watch Award.
León é mais conhecida por administrar a cozinha do Central, de Lima, que ela levou ao primeiro lugar do Latin America’s 50 Best Restaurants por três anos consecutivos ao lado de seu marido Virgilio Martínez. Em agosto de 2018, ela abriu o Kjolle, seu primeiro empreendimento solo na capital peruana, onde os pratos são feitos de acordo com ingredientes sazonais, com um toque muito pessoal. Não há cardápio fixo e León se concentra no uso de vegetais, flores e ervas locais em um espaço colorido e acolhedor, idealizado pela própria chef. O nome vem de uma flor amarela local que cresce em altitude muito elevada.
León se interessava pela gastronomia desde a mais tenra idade, tendo se atraído pela empresa de catering de sua mãe, o que a levou a estudar gastronomia na Cordon Bleu em Lima. Ela começou sua carreira trabalhando no Ritz Hotel em Nova York e depois trabalhou no Astrid e Gastón, o aclamado restaurante do famoso chef peruano Gastón Acurio. Mais tarde, ela se juntou à cozinha de Martínez no Central, no bairro de Miraflores, em Lima, tornando-se chef de cozinha e se casando com Martínez em 2013. A cozinha de León se divide igualmente entre homens e mulheres.
Junto a Martínez e sua irmã, Malena Martínez, León liderou o desenvolvimento e a pesquisa de ingredientes peruanos nativos, muitos dos quais estão presentes nos cardápios do Kjolle e do Central. É uma grande defensora da elevação da gastronomia peruana por meio da qualidade dos ingredientes locais, sempre trabalhando em estreita colaboração com a Mater Iniciativa, a organização co-fundada pelos irmãos Martínez que visa a coletar informações sobre elementos e ingredientes peruanos em todas as partes do país.
De acordo com William Drew, editor-chefe do Latin America’s 50 Best Restaurants “Pía León é uma formidável força culinária que há muito tempo faz parte do sucesso da Central, trabalhando em parceria com o marido, Virgilio Martínez. E sua colaboração fez com que uma enorme quantidade de ingredientes tradicionais e nativos do Peru chegou à vanguarda da culinária peruana contemporânea. Aguardamos ansiosamente suas novas aventuras gastronômicas, incluindo o recém-inaugurado Kjolle, que sabemos que será tão bem sucedido quanto tudo em que ela toca.”
León disse: “para mim, receber o prêmio elit® Vodka Best Female Chef é dar visibilidade ao meu trabalho, ao resultado de 10 anos de aprendizado no Central, e mostrar que desta vez um conceito meu busca sustentar aquilo que nos move – a vontade de transmitir a biodiversidade com sua própria linguagem.”
Para Frances Gaillard, diretora de marketing internacional da elit® Vodka, “A América Latina é uma região conhecida por sua rica herança cultural, comida deliciosa e belas paisagens naturais, mas o que eu mais amo é a paixão ardente de seu povo. Como marca, imprimimos paixão em todas as etapas da criação da elit Vodka para garantir nossa assinatura, uma densa sensação na boca. Estamos orgulhosos de colocar em evidência Pía León com o prêmio elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef Award e dar o apoio necessário para todas as talentosas chefs de todo o mundo, sua devoção, trabalho duro e criatividade nas artes culinárias”
Recipientes anteriores do Latin America’s Best Female Chef Award incluem Leonor Espinosa, do Leo, da Colômbia, em 2017; Kamilla Seidler, do Gustu, da Bolívia, em 2016; A chef brasileira Roberta Sudbrack, em 2015; Elena Reygadas, da Rosetta, do México, em 2014; e Helena Rizzo, do Maní, do Brasil, em 2013. Cada uma delas foi homenageada por seu impacto positivo na gastronomia de sua região e em sua percepção em todo o mundo.
Latin America’s 50 Best
Twitter: @TheWorlds50Best #LatAm50Best
Facebook: LatinAmericas50BestRestaurants
Instagram: @TheWorlds50Best
YouTube: Worlds50Best
Foto destaque: divulgação
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários
Loading…
Loading…