in , ,

Receita: Risoto de camarão

Crédito: divulgação

Notícia atualizada em 22/02/2022

Aprenda a preparar o prato tradicional da Itália

Quem é fã da culinária italiana, provavelmente, já experimentou um belo prato de risoto, certo? Mas, você já se aventurou na cozinha para preparar este prato?

Pensando nisso, hoje a rede de supermercados Mambo apresenta uma receita de Risoto de camarão para te inspirar. Vamos à receita?

Ingredientes:

Caldo
– 500g de camarão cinza médio inteiros (com cabeça e casca);
– Meia cebola;
– 1 cenoura;
– 2 dentes de alho amassados;
– 3 ramos de tomilho;
– 2 litros de água;
– 3 colheres de sopa de vinho branco;
– Folhas de 1 alho poró.

Risoto
– 300g de camarão cinza médio e limpos (cerca de 26 unidades);
– 1 xícara de chá de arroz para risoto;
– 1 alho poró;
– 1 cebola;
– Meia xícara de chá de vinho branco;
– 1,250 litro de caldo de camarão;
– Azeite a gosto;
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
– Broto de agrião a gosto;
– Broto de rúcula a gosto;
– Cerefólio a gosto;
– Farofinha de pão a gosto;
– 1 xícara de chá de óleo para fritar o alho poró.

Modo de preparo:
Caldo
Comece limpando os camarões. A casca e cabeça são usadas para fazer o caldo e os camarões limpos no risoto. Primeiro, separe 12 camarões e tire as cabeças e as cascas, mas mantenha o rabo. Com os demais, retire as cabeças e as cascas completamente.

Com um palito de dentes, faça um furo próximo da cauda e puxe a tripinha delicadamente para cima (se romper, fure mais adiante e recomece). No total, terá cerca de 200g de cabeça e cascas para o caldo e 300g de camarões limpos para o risoto.

Em uma peneira, lave as cascas e a cabeça sob a água corrente. Corte a cebola em meias-luas finas. Lave e, sem descascar, corte a cenoura em rodelas de 1 cm. Numa panela grande, leve todos os ingredientes ao fogo alto.

Quando ferver, abaixe o fogo e conte 40 minutos para o caldo reduzir e apurar os sabores. Após isso, sobre uma tigela, passe o caldo por uma peneira pressionando levemente com uma colher para extrair todo o líquido. Reserve.

Risoto
Leve o caldo de camarão ao fogo alto. Quando ferver, baixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante o todo preparo. Corte um pedaço de 5cm de alho poró, mais próximo da parte verde. Corte o pedaço ao meio no sentido do comprimento e fatie fino também no sentido do comprimento, reserve para a decoração.

Corte o restante do alho poró ao meio, no sentido do comprimento, e fatie cada metade em meias-luas finas. Descasque e pique fino a cebola. Leve ao fogo médio, regue com 1 colher de sopa de azeite, adicione a cebola e o alho poró.

Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar, por cerca de 3 minutos. Acrescente o arroz e mexa bem por 2 minutos para envolver os grãos com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Regue com o vinho e misture até secar. Adicione 2 conchas de caldo e misture bem. Mexa de vez em quando, até secar.

Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto, por cerca de 15 minutos – o grão deve estar cozido, mas ainda durinho por dentro (al dente). Enquanto isso, prepare o alho poró da finalização.

Leve uma panela pequena de borda alta com óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha. Assim que o óleo estiver quente, com cuidado, mergulhe o alho poró cortado para fritar por cerca de 30 segundos. Transfira o alho poró para a travessa com papel toalha e reserve.

Na última adição de caldo, misture o camarão (exceto os 12 que ficaram com o rabinho) e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. O camarão deve ficar cozido e o risoto bem úmido. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite e misture bem. Tampe a panela e doure os camarões para a finalização.

Tempere os 12 camarões (que permaneceram com o rabinho) com sal e pimenta a gosto. Leve uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo médio para aquecer. Regue com uma colher de sopa de azeite e disponha os 12 camarões.

Doure por cerca de 1 minuto de cada lado e, com uma pinça, transfira para um prato. Sirva o risoto com os camarões dourados, o alho poró frito, cerefólio, farofinha de pão e os brotinhos de agrião e rúcula.

Mambo
Site: Mambo
Facebook: Supermercados Mambo
Instagram: Supermercados Mambo

Foto destaque: divulgação
Fonte: Atitude Comunicação

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0