in , ,

Lançamento Pedra do Sal na Cervejaria Nacional

Notícia atualizada em 22/11/2023

Em celebração ao mês da Consciência Negra com o lançamento da cerveja sazonal em parceria com a GRAJA BEER

A Cervejaria Nacional, reconhecida por sua inovação e paixão pela cultura brasileira, anuncia com entusiasmo o lançamento de sua mais recente criação: a cerveja “Pedra do Sal” criada com colaboração da escritora e professora Angélica Ferrarez e em parceria com a Graja Beer a primeira cervejaria artesanal periférica do Brasil.

A Pedra do Sal está situada no bairro da Saúde, Rio de Janeiro, Brasil. É conhecida por sua importância histórica, cultural, religiosa e braçal, já que estamos diante de um monumento pisado por pés de negros escravizados e libertos que desembarcavam o sal chegado no Cais do Porto, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural da cidade.

Ponto de encontro da comunidade negra que se reunia em torno das relações de trabalho e do samba, hoje tombada como Patrimônio Imaterial pelo INEPAC e tendo renomeado o seu largo para João da Baiana, grande nome da primeira geração de sambistas, que junto com Pixinguinha e Donga formavam o triunvirato do samba urbano.

Monumento festivo e político, onde toda uma comunidade negra resiste e insiste em lembrar que àquela região compôs o sonho de uma “Pequena África”. diz Angélica Ferrarez, escritora, professora e curadora da exposição “PEQUENAS ÁFRICAS o Rio que o samba inventou”.

Sal como elemento que tempera, cura, da personalidade e presença a comida. Saber dosar o sal, é saber dosar a forma que se vive. Com equilíbrio.

Fazer uma ótima cerveja, é dançar com equilíbrio. Entender que o Brasil é plural – É Preto, Vermelho, Amarelo, Branco – é afetuosamente, reconhecer a sua importância. Em nosso Brasil – que poderia ser Brasi’s – todo dia é dia de celebrar 20 de novembro. Não gostamos da ideia de ter uma data para reconhecer a importância. Mas, se ela existe, porque não?

Pedra do Sal é uma Porter Brasileira, com ingredientes que além de virem dessa terra, vem das mãos de quem constrói essa terra. Ela surge pra lembrar que no século 19, pessoas migravam pela costa, levando seus sotaques, suas crenças, ritmos, cores e sabores para novos territórios. Pedra do sal é rio de Janeiro, mas é além de tudo Brasil.

Os ingredientes cuidadosamente selecionados para a “Pedra do Sal” carregam a história e autenticidade da cultura afro-brasileira. O malte, milho torrado e lúpulo brasileiro se unem para criar uma experiência sensorial única que destaca a riqueza dos sabores encontrado nas tradições culinárias afro-brasileiras.

“Pedra do Sal” não é apenas uma cerveja; é uma celebração de uma rica herança cultural, destilada em cada gole. Diz Marcos Braga, mestre cervejeiro da Cervejaria Nacional

Características da Pedra do Sal
Brazilian Porter – Base da porter inglesa mas com insumos nacionais
Água, malte, milho torrado, lúpulo brasileiro e levedura
Cor 28 SRM – Álcool 5,2% ABV – Amargor 18 IBU
Perfeita com o ritmo do samba e sabores tradicionais como o angu
Notas torradas, remetendo a cacau, notas torradas de chocolate amargo e milho de pipoca
Castanho escuro

Cervejaria Nacional 
Site: Cervejaria Nacional
Facebook: Cervejaria Nacional
Instagram: @cervejarianacional

Informações
Endereço:
Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta das 17h às 00h
Sábado das 12h às 00h

Foto destaque: divulgação
Fonte: Cervejaria Nacional


Descubra mais sobre Gastronominho

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0