Sócios do festejado Hideout, de Santos, abrem bar escondido no coração do bairro, apostando em coquetéis baseados em inovação e proximidade com os clientes
Sem placa na fachada ou porta aberta para passantes, para entregar uma experiência intimista, que combina respeito à história da coquetelaria com o que há de mais moderno e tecnológico na extração de sabores e aromas, para criar drinks únicos. Assim é The Door, terceira casa do grupo Hideout – idealizado pelos empresários Aline Araújo e Marcelo Malanconi, e pioneiro no trabalho de alta coquetelaria em Santos -, juntamente com os novos sócios Sylas Rocha e João Warzee.
Sem balcão e com uma barra modular de 360º aberta diretamente para o salão, o bar é comandado pelo mixologista Sylas Rocha, campeão do “Chivas Master 2017” e vice-campeão no “Absolut Creative Drinks 2014”, no “Angostura Global Cocktail Challenge” e no “Grey Goose Vive la Révolution”, em 2015.
“Nossa ideia é que a bancada vá até o cliente, seja pelos bartenders que farão pessoalmente o atendimento nas mesas, seja pelas experiências propostas”, conta Rocha, que tem passagens por bares em Moscou, Estocolmo, Dublin, Paris, Amsterdam, Buenos Aires e outras capitais do mundo.
Equipado com maquinário exclusivo no segmento e outros trazidos das cozinhas mais modernas, o espaço aberto para collabs e parcerias conta com duas fermentadoras (de onde já estão saindo tepaches e chichas moradas, influência da recente viagem de Sylas ao Peru), centrífuga Spinzall (para fazer infusões mais rápido), cuba ultrassônica, sous-vide, slow juicer, desidratadora, Thermomix, entre outros.
Mas a grande estrela é, de fato, a evaporadora rotativa Rotavapor, da Buchi, usada usualmente na perfumaria para extrair de forma concentrada e rápida os aromas de compostos naturais mais delicados, em baixa temperatura. “Esta é a única unidade que estará de forma permanente em um bar, no Brasil”, garante Malanconi, que antes mesmo da inauguração já abriu o espaço para Gabriel Santana brincar no que promete se transformar no playground dos bartenders.
Outra vantagem do maquinário é o máximo aproveitamento dos ingredientes que permitirá, por exemplo, criar uma bala digestiva a partir de extratos e mostos de frutas, ou reaproveitar a polpa de tomate extraída de um dos drinks para fazer o molho da bruschetta.
“Nosso sonho é chegar a zero lixo”, aponta Aline. É dela também a ideia da utilização de guardanapos de pano e embalagens 100% biodegradáveis.
Assim, não é de se estranhar que, para a abertura da casa tenham sido criados 12 drinks autorais carregados de tecnologia e técnica. Entre eles está o No Bloody, Mary! (R$ 45), feito com suco de tomate extraído no slow juicer e clarificado, vodka com fatias de bacon, shoyo caseiro destilado na Rotavapor, cambuci clarificado na Spinzall e tajin; o curioso Red Door (R$ 50), que leva bourbon Woodford Reserve, leite de pistache com framboesa, xarope de cevada maltada, schrub de clementina e cumaru, espuma de queijo, e laranja com açúcar explosivo criado na Thermomix a partir da conversão enzimática dos amidos do grão em açúcares; e o Abrindo Portas (R$ 48), que traz o frescor da hortelã destilada no rum com ajuda da Rotavapor para manter seu frescor, combinado com licor de damasco, cordial Paragon Vetiver e Chandon Brut.
Destaque ainda para o Sherry Lab (R$ 48), desenvolvido em parceria com o Coffee Lab, localizado a poucas quadras do bar e onde as primeiras reuniões de alinhamento do projeto entre os sócios ocorreram. E para o Torta do Sevilha (R$ 48), uma versão de Old Fashioned que mimetiza sensorialmente a icônica torta de banana da lanchonete Sevilha, no bairro do Gonzaga, em Santos, prestando tributo à cidade de origem do grupo.
O contato mais próximo e personalizado com o cliente, que deverá garantir sua entrada mediante reserva ou contato pelo WhatsApp, terá seu ponto alto em duas experiências propostas.
A de Dry Martini (Gin Kingsbury R$ 45 / Gin The Botanist R$ 55), na qual o coquetel clássico chegará à mesa com oito tinturas feitas na casa (cumaru, semente de coentro, priprioca, gergelim, azeitona, cardamomo negro, lavanda e pimenta Carolina Reaper Chocolate) para que o cliente finalize pessoalmente o drink, dando seu toque particular; e a de Spirits (a partir de R$ 200), que levará os clientes a descobrirem as diferenças entre destilados de diferentes estilos e marcas a partir da comparação direta. Será possível escolher entre réguas de cachaça, rum, single malt, bourbon, brandy, gin, vodka e tequila, cada qual com quatro versões de preparo da bebida.
A carta de coquetéis ainda inclui 10 clássicos revisitados com a ajuda da tecnologia. Entre eles o Boulevardier Zero (R$ 45), que vale-se da Rotavapor para extrair sua alma etílica sem impactar no sabor e aroma originais.
Sem cozinha, o The Door contará apenas com uma enxuta seleção de petiscos e comidinhas assinadas por Dário Costa, para acompanhar as bebidas. O chef caiçara elaborou um menu saboroso e prático que inclui mini-sanduíches de camarão, escabeche de mexilhão e vinagrete de lula.
Uma seleção de sorvetes alcoólicos (R$ 32) permite encerrar a noite com frescor e uma bem-vinda dose de glicose. Para a abertura estão previstos os seguintes sabores: strawberry shortcake, whisky com mel e missô e Amaretto Sour.
The Door Hideout
Instagram: @hideout.thedoor
Informações
Endereço: R. Fradique Coutinho, 1111 – Vila Madalena, São Paulo – SP
Horário de Funcionamento:
Terça a sábado a partir das 19h.
Foto destaque: Ricardo Tuka
Fonte: Sibaris
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
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