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Um pouco sobre a história não contada do lámen (dare mo shiranai) 誰も知らない

Foto: Shin-Yokohama Ramen Museum
Foto: Shin-Yokohama Ramen Museum

Notícia atualizada em 13/06/2023

Resumo de uma história de séculos. O lámen chegou ao Japão por volta de 1448. Em 1910, Kanichi Ozaki abre o primeiro ramen-ya japonês, o “Rairaiken” em Asakusa.

Devido ao Grande Terremoto de Kanto em 1923, lojas de ramen em Tóquio e Yokohama foram espalhadas por todo o país. O desastre foi um dos piores da história do Japão. Então, o número de barracas de comida (yatai) aumentou assim como as lojas especializadas. Após a guerra, barracas de lámen por repatriados da China apareceram em todo o país. Além de muitas pessoas aprenderem a fazer lámen (sua primeira nomenclatura foi sobá chinês), foi o alimento perfeito para o pós-guerra, quando os suprimentos eram escassos, pois era delicioso, acalentador e nutritivo feito com ingredientes baratos.

A Guerra do Pacífico terminou com o anúncio do imperador Showa da rendição do Japão em 15 de agosto de 1945, (segunda guerra mundial), porém a escassez de alimentos causadas pela guerra continuou no Japão por anos. A crise de autoridade no Japão, que resultou da derrota, produziu uma situação volátil em relação ao crime relacionado à alimentação. Onde já existia o mercado negro japonês, o fortalecendo. Quando os militares dos EUA ocuparam o Japão (1945-1952), os alimentos e bens básicos que os japoneses estocaram desapareceram, e então reapareceram com taxas exorbitantes nos mercados negros 闇市 (yami ichi), foi quando as casas de ramen reabriram “injetadas” com a farinha de trigo americana.

Nessa época, muitos japoneses enterravam os alimentos para esconder, como o kôme (arroz cru). E dizem que muitos dos alimentos fermentados ou em conservas surgiram nesse período.

Em 1980, teve mais um “boom” do ramen entrou em uma nova fase como um alimento da moda entre a nova geração de jovens. Como resultado, o ramen evoluiu para um mecanismo de venda, sendo eles pacotes turísticos, programas especiais de televisão, guias, livros de história e até uma bíblia do ramen, doramas, videogames e o icônico longa-metragem dedicado ao ramen (Tampopo). As produções de mídia dedicadas à apreciação do ramen coincidiram com o gradual desaparecimento de carrinhos (yatai) e pequenos restaurantes locais que serviam a sopa de macarrão nas cidades japonesas, dando lugar a grandes redes.

Atualmente, estamos em mais um “boom” do ramen. O que se resume, sobre o ramen, que é um “donburi” com macarrão, caldo e muita criatividade, e em primeiro lugar, é dizer que se tornou um alimento japonês influenciado por pratos de macarrão chineses. Entretanto, devido a ser um prato onde os cozinheiros podem expressar seu trabalho e ter sua liberdade de criar, pode ser considerado hoje uma cultura que evolui a cada dia, absorvendo a palatabilidade de global, e que não se limita mais à categoria exclusiva de comida tradicional japonesa. Enquanto houver pessoas que amam ramen, é emocionante pensar que um novo ramen está sendo criado em algum lugar do mundo hoje, por alguém apaixonado por esse prato com tanta história.

Lembrando dias 24 e 25 de junho de 2023, estarei em São Paulo com o curso completo de produção prática de ramen. Informações whatsapp 41 99974 2555 ou instagram @ramengirl_br

Foto destaque: Shin-Yokohama Ramen Museum


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