Notícia atualizada em 19/09/2017
Olá pessoal!
Em nosso primeiro post, falaremos sobre um lugar que conhecemos em um dia frio de agosto!
Há muito tempo queríamos experimentar “hot pot”… mas faltava coragem!
O que é o hot pot?
Assim como o shabu shabu ou o sukiyaki, o hot pot (火鍋) é uma espécie de fondue chinês. O caldo/sopa é trazido bem quente à mesa, onde são mergulhados os ingredientes a gosto – carnes, verduras, macarrão, tofu, etc.
Em nossa primeira aventura, optamos pelo tradicional Sichuan Fengwei (四川风味火锅), na R. Américo de Campos 42, na Liberdade. Trata-se de um daqueles restaurantes que às vezes intimidam clientes ocidentais por estarem sempre lotados de orientais – mas juntamos coragem e decidimos arriscar.
Desta vez não foi diferente!
Ignorando os olhares curiosos da clientela chinesa do local, entramos e fomos atendidos por uma garçonete asiática (filipina, talvez?). Ao ver a mesa composta por uma brasileira e 3 orientais -um coreano-brasileiro e dois nikkeis- a moça começou a falar em…. japonês!! Fomos atendidos assim, não sabemos exatamente o porquê. Como falamos um pouco a língua, não houve problema – mas a experiência em si foi meio…surreal! 😆
O sistema do restaurante é bem prático: basta escolher as sopas (normal, apimentada ou ambas), que vêm fervendo a mesa, e os ingredientes que serão mergulhados nela.
No menu em português, há o número de cada pratinho de ingredientes; basta marcar com um “x” na opção correspondente do menu em chinês. Os valores estão ao lado de cada opção 🙂
Optamos por carneiro, bucho, massa frita, massa redonda, cogumelos, camarões, coentro, tofu, acelga chinesa e alguns outros vegetais. Por fim, devemos escolher os molhos, que vêm em recipientes separados, com cebolinha para misturar.
Em questão de minutos, começamos a brincadeira: basta pegar os ingredientes, deixar um tempinho fervendo na sopa, e, por fim, passá-los nos molhos – deliciosos, diga-se de passagem.
….O único porém é que este restaurante fecha às 21h, e, embora nenhum funcionário tenha chamado nossa atenção, percebemos que às 20:50 todas as mesas já estavam vazias e os olhares estavam voltados para nós. Acabamos comendo correndo, o que não é tão legal, já que o hot pot deve ser aproveitado calmamente em grupo.
De qualquer modo, achamos simples e gostoso! Aprovamos! 🙂
Joon e Alline são um casal apaixonado por comidas e viagens (viajar pra comer, lógico!). Amam a cultura e a culinária oriental em geral, e comem de tudo, exceto umeboshi. Gostam principalmente de experimentar lugares pequenos e caseiros, sempre buscando um bom custo-benefício.
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários
Loading…
Loading…