in ,

Manioca inaugura nova unidade no JK Iguatemi

Foto: Victor Collor
Foto: Victor Collor

Projeto arquitetônico remete à imagem de uma “grande estufa”, com ambiente repleto de áreas verdes, além de um menu e carta de drinks exclusivos

O novo Manioca está localizado no Piso Três do JK Iguatemi, possui ambiente que remete à imagem de uma “grande estufa”, com muita luminosidade e repleta de plantas. A estrutura de ferro que cria conexão entre o interior e o exterior criando uma transição e, ao mesmo tempo, diálogo entre o restaurante e o shopping.

“O design hoje leva em conta o processo, de onde veio e para onde vai”, diz Vitor Penha, do Belezas Imperfeitas, que assina o projeto arquitetônico. “Entendemos o projeto como uma célula regenerativa, que sempre tem uma função de fazer um degradê com o entorno.”

“Queríamos que fosse um espaço com bastante verde, que remetesse à ideia de uma praça”, conta Giovana Baggio, sócia administradora do Grupo Maní.

A intenção do paisagismo de Carla Oldemburg é “recriar um bioma” nesta estufa Manioca, construindo uma ponte para um “paisagismo nativo, da nossa mata, da nossa atmosfera verde”. “Vamos ter açaí, orquídeas brasileiras, vários tipos de palmeiras e outras espécies que remetem a esta atmosfera”, diz.

O cardápio, criado a quatro mãos pelas chefs Helena Rizzo e Thais Alves, é prioritariamente composto por novidades, sem deixar de lado os hits do Manioca Iguatemi. Boa parte deles passará pela brasa –a nova casa dispõe de uma parrilla, além da Josper já presente no restaurante-mãe.

“O menu tem um traço forte da brasa, que a gente adora, mas ao mesmo tempo muito frescor. Poucos molhos e reduções, mais aïolis, chutneys, azeites de ervas, hortaliças, peixes e frutos do mar. Priorizamos ingredientes e preparos do Brasil que eu gosto: jabuticaba, mandioca, abóbora, pamonha e embutidos artesanais. Mas, claro, não falta uma pitada de Espanha, minha escola, com versões de clássicos”, diz Helena, referindo-se a um polvo à galega abrasileirado feito na brasa e servido com mandioca frita, chilli oil e aïoli de Tabasco e a um pan amb tomaca com jamón Yaguara.

Como quase sempre acontece em seus menus, Helena recuperou uma memória da infância em Porto Alegre: o xixo gaúcho. “É uma coisa da minha infância. Lembro que comia no único restaurante que frequentava com os meus avós. Era o prato que os adultos pediam para as crianças. Um churrasquinho que vinha no espeto, e o nosso também virá”, diz.

Xixo, para quem não conhece, é um espetinho de filé-mignon com pimentão, cebola e bacon assados na brasa que, no Manioca, virá em um PF junto de arroz, ovo e mandioca fritos.

Quem assina os drinques autorais do Manioca JK Iguatemi é a argentina Chula Barmaid. Afeita ao uso de elementos da cozinha em suas criações, Chula conversou bastante com Helena para entender quais ingredientes e técnicas usaria em seus drinques.

“Escutei muito o que a Helena falou para poder combinar com ingredientes que ela usa. Queria fazer uma coquetelaria elegante, mais clean, com frutas reduzidas e uma filtragem maior. E também tentei trabalhar cores que têm a ver com a casa”, explica.

Os favoritos de Chula são o Vermelho clarificado, releitura do caju amigo em que o drinque todo é clarificado e ganha uma certa adstringência com a adição do hibisco e o Cocada defumada que, para a bartender, “ficou um absurdo!”

O resultado foram sete coquetéis que têm ingredientes que passam pelo fogo ou forno, caso do Cocada defumada [​rum, abacaxi defumado, xarope de coco tostado] e do Latinoamérica [​pisco, calda de abóbora com especiarias, limão-cravo e aquafaba] ou recorrem a técnicas para ressaltar o potencial da fruta, como o Mata Atlântica [​tequila branco, redução de jabuticaba, vinagre de Jerez e grapefruit] e o Vermelho clarificado [​cachaça, calda de caju, chá de hibisco e limão].

Maní Manioca
Instagram: @manimanioca

JK Iguatemi
Instagram:
@jkiguatemi

Informações – Manioca JK Iguatemi
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, Terceiro Piso
Horário de Funcionamento:
Segunda a quinta, 11h30 às 15h30 e 17h às 18h (bar) e 18h às 22h30.
Sexta, 11h30 às 16h e 17h (bar) e 18h30 às 23h.
Sábado, 12h às 23h; domingo, 12h às 21h.

Foto destaque: Victor Collor
Fonte: Index Comunica


Descubra mais sobre Gastronominho

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0