Cardápio no bairro Auxiliadora reúne finger foods, receitas para compartilhar e pratos principais pensados para conversar com a coquetelaria da casa
O DRY Moments & Drinks, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, está colocando a cozinha um pouco mais para a frente do balcão. O bar passou a servir um novo cardápio gastronômico assinado pela chef Marcela Marcantonio, com receitas que circulam por referências asiáticas, italianas e francesas sem abandonar a vocação da casa para acompanhar uma noite de coquetéis.
A carta ganhou opções para diferentes momentos da visita, passando por bruschettas, toasts, finger foods, entradas frescas, pratos para compartilhar, massas e carnes. A proposta não é estabelecer uma única linha culinária, mas usar técnicas e ingredientes de diferentes cozinhas dentro de uma linguagem contemporânea.
Do brioche ao bao, a noite pode começar com as mãos
Entre as primeiras opções aparece o Coalho & Brioche, que coloca o espetinho de queijo coalho grelhado sobre uma redução artesanal de uvas e mirtilos, acompanhado de uvas frescas e toast de brioche dourado na manteiga noisette.
O Crispy Tartare segue por outra direção. O filé mignon é picado na faca e temperado com mostarda ancienne e ervas frescas, chegando à mesa com chantilly de mostarda e crocantes feitos com massa de guioza.
Já o Bao de Costela 12 Horas combina o pão asiático macio com costela bovina de cocção lenta, mix de ervas frescas e maionese de limão. É uma das receitas em que o novo menu deixa mais evidente o encontro entre técnicas e referências de diferentes origens.
A influência asiática continua no Ceviche Nikkei de Salmão. A preparação leva cubos de salmão marinados em leite de tigre feito com pimentão tostado e frutas cítricas, além de cebola roxa, pimenta dedo-de-moça, coentro e chips artesanais de batata roxa.
No Carpaccio Al Limone, as lâminas de baby beef recebem emulsão de limão-siciliano, parmesão ralado, cebola caramelizada e alcaparras crocantes. Crostini da casa acompanham o prato.
Arancini e chicken fingers entram na parte de compartilhar
Para colocar no centro da mesa, o cardápio recupera formatos conhecidos com combinações próprias da nova fase da cozinha.
Os Arancini são preparados como bolinhos de risoto italiano recheados com carne-seca e queijo colonial. A finalização leva neve de parmesão, enquanto a maionese verde da casa aparece como acompanhamento.
Os Chicken Fingers partem das tiras de frango empanadas em farinha panko. O molho sweet chili acrescenta o contraste agridoce e levemente picante ao preparo crocante.
A presença desses pratos também ajuda a construir uma ponte entre jantar e bar: são receitas que podem abrir uma refeição completa, mas também funcionar no meio da mesa enquanto os coquetéis chegam.
Filé au poivre, ossobuco e nhoque dão mais peso ao jantar
Quando a fome pede algo menos petisco e mais prato principal, o menu avança para preparos de maior estrutura.
O Filé au Poivre traz tornedor de filé mignon grelhado envolvido pelo molho francês de pimentas-verdes, creme de leite fresco e conhaque. No lugar das tradicionais batatas, entram tiras crocantes de aipim.
Massa e cocção lenta se encontram no Linguine Al Gorgonzola & Ossobuco. O prato combina massa fresca com molho de queijo colonial serrano e gorgonzola, além de ossobuco bovino desfiado depois de 12 horas de cozimento. Demi-glace e salsa completam a preparação.
O Gnocchi Trufado Al Filetto trabalha uma combinação mais cremosa, com nhoque de mandioquinha, cubos de filé mignon e mix de cogumelos ao molho de nata, finalizados com azeite trufado.
Há ainda uma opção sem carne entre os principais. A Lasagna di Zucchini & Shimeji reúne massa fresca, tiras de zucchini grelhadas e cogumelos shimeji salteados, com pesto artesanal, queijo cottage e amêndoas laminadas tostadas.
Marcela Marcantonio coloca referências pessoais no cardápio
À frente da cozinha, Marcela Marcantonio estruturou o novo menu a partir de referências pessoais e culturais, sem tentar amarrar a carta a uma única escola gastronômica.
O resultado aparece justamente na circulação entre ingredientes e técnicas: bao e guioza dividem espaço com arancini, linguine, au poivre e queijo colonial, enquanto aipim e carne-seca entram naturalmente na mesma conversa.
Para Marcela, essa mistura também precisava respeitar uma característica central do DRY: a coquetelaria continua sendo uma das protagonistas da casa. “A ideia não é competir com os drinks, mas complementar a experiência”, resume a chef.
Assim, o novo cardápio amplia as possibilidades para quem chega apenas para alguns petiscos e coquetéis, mas também permite construir um jantar completo sem sair do bar.
Venda e consumo de bebidas alcoólicas são proibidos para menores de 18 anos. Beba com moderação.
O cardápio digital do DRY pode ser consultado online. As reservas estão disponíveis pelo sistema da casa ou pelo WhatsApp (51) 99354-5045.
DRY Moments & Drinks
Instagram: @drypoa
Informações
Endereço: Avenida Nova York, 48 – Auxiliadora – Porto Alegre – RS – 90550-070
Horário de Funcionamento:
terça e quarta das 17h à 0h
quinta das 17h à 1h
sexta e sábado das 17h às 2h
domingo das 17h à 0h
Foto: divulgação
Fonte: AZPress
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
Descubra mais sobre Gastronominho — Notícias de gastronomia, bebidas e eventos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
