Notícia atualizada em 04/07/2019
Adoçar ou não o nosso cafezinho de todos os dias? Será que é possível e agradável tomar qualquer café sem açúcar?
Tenho observado que o brasileiro entende o café como uma bebida doce. Para algumas pessoas tomar café sem açúcar é como se fosse um castigo.
Esse paladar adocicado foi herdado dos portugueses e mesmo em tempos onde se questionam os danos dos picos de açúcar e insulina no sangue, tem sido difícil abandonar esse doce hábito.
Mas café é uma bebida para ser apreciada sem açúcar?
Depende!
O fruto do cafeeiro é naturalmente doce, porém dependendo de como ele é cultivado, colhido, beneficiado, torrado, preparado e servido, ele pode perder toda a sua doçura e se tornar uma bebida extremamente adstringente e amarga.
E quando o café apresenta essas características e nós adoçamos, é como se estivéssemos devolvendo a doçura que se perdeu em alguma parte do processo, ou em todas.
Portanto não é nenhuma ofensa adoçar uma xícara de café, quando ela nos traz algum desconforto.
O café é uma bebida que deve ser consumida para dar prazer e jamais para proporcionar uma experiência negativa. Ou seja, não são todos os cafés que ficam bem sem açúcar. Os tradicionais e extra fortes, por terem impurezas e uma torra mais escura, geralmente são mais amargos e ficam mais agradáveis adoçados.
No caso de um café especial, onde os cuidados começaram desde o plantio e houve a preocupação em preservar e ressaltar os atributos do fruto, em todas as etapas da cadeia produtiva, até chegar na xícara, o resultado é uma bebida mais delicada, com baixíssimo amargor, praticamente impercetível e dependendo de alguns fatores, ela pode ser bem encorpada, doce, com uma acidez agradável e com aromas e notas sensoriais incríveis.
Essa é uma xícara que não pede açúcar e quando deixamos de adoçá-la, as notas sensoriais e sua total complexidade se revela em cada gole. Eu diria que é um pecado adoçar um café com esse potencial, porém se pra você não é bacana, não pense duas vezes! Adoce! De nada adianta eu dizer que o café é bom pra mim e não ser pra você.
Se tem algo que eu aconselho, é provar antes de beber, avaliar se realmente é preciso adoçar e qual a quantidade de açúcar ou adoçante é ideal para aquele café.
Ao invés de padronizar e adoçar todas as xícaras da mesma forma.
Café não é tudo igual, alguém já disse isso!
E em matéria de sabores e aromas, eles variam muito.
Porém falta a informação acerca desse assunto. Um café para ser apreciado em adoçar, precisa ser de qualidade.
Ao invés de eliminar o adoçanda da minha vida, eu passei a evitar o consumo de todos os cafés que a gente bebe fazenda careta.
E quando não tenho pra onde correr, acrescento leite ou faço um preparo bem diluído.
Porém há pessoas e pessoas… E tem gente que vai continuar adoçando até café de qualidade pro resto da vida. São pessoas que não estão nenhum pouco preocupadas se o café tem notas de framboesas silvestres, cacau ou nozes, apenas querem um café e a conta.
Trabalhando como barista em eventos, com o tempo eu entendi que não existem regras e que o mais importante de tudo é que o café continue despertando paixões, fazendo o nosso coração bater mais forte e trazendo o desejo de pedir mais uma xícara.
Eu amo preparar café para as pessoas, mais do que beber e o meu objetivo vai além de entregar uma xícara perfeita, quero entregar experiências com sabor de felicidade, pois é dessa forma que eu entendo o café! E muitas vezes a xícara da Maria, do Pedro ou do João, só será perfeita se for bem docinha.
Com açúcar, com leite, com adoçante, com gelo, com canela ou com chocolate, não importa! O mais importante de tudo é que cada um tome o seu café do jeito que gosta!
O meu eu prefiro com amor, do jeitinho mineiro, com notas de chocolate e caramelo e se tiver pão de queijo ou croissant, melhor ainda! E a seu? Me conta!
Até o próximo café!
Abraços cafeinados,
Simone
Simone de Paula, barista, empreendedora, apaixonada por café coado e chás
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários
Loading…
Loading…