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#Coronavírus – Em tempos de crise, como garantir o sucesso do seu negócio?

Notícia atualizada em 16/03/2020

Como o tema está bem em alta, infelizmente, nós da Fantástica Patisserie, em nossa coluna, não podemos deixar de falar sobre este assunto que está tão em alta – COVID19 – o famoso Corona Vírus.

Muito assemelhado a uma simples gripe, mas que pode afetar seriamente os idosos, tem se propagado em diversos países inclusive no Brasil, causando diversos problemas a sociedade. Contudo o nosso ponto é a brecha que se abre na área econômica do país.

O governo tem passado as orientações oficiais de como evitar, o que se se deve fazer e, dentre as orientações, como os estabelecimentos comerciais, principalmente restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias podem operar de maneira que não arrecadem mais prejuízos na saúde das pessoas e consequentemente no bolso destas.

Para aqueles locais que adoramos frenquentar podemos indicar uma série de ações que mostrarão como garantir que a sua operação seja um sucesso diante dos clientes e do vírus.

Dicas preciosas:

1-) Comece com a sua equipe:

Comunique muito bem os procedimentos de higiene e limpeza, sintomas. Informe sobre sua política, de não trabalhar com ninguém que estiver doente.

2-) Mude a frequência dos procedimentos de higiene e limpeza:

Torne tudo isso visível ao público. Tenha alguém limpando sempre tudo: mesas, quiosques, utensílios, enfim, tudo em que as pessoas tocam. Não basta comunicar: tem que fazer.

3-) Proteja a todos visivelmente:

Prontamente faça uso de luvas, equipamentos de proteção individual, uniformes impecáveis e limpos, seja mais crítico com a desorganização visual do que quer que seja: dos lixos, potes, comida, enfim, tudo que estiver à vista do consumidor.

4-)Tenha sabonetes líquidos e álcool-gel para uso do cliente:

Pense em como proteger melhor também a comida com tampas, lacres, especialmente em embalagens para viagem e protetores onde ela é servida.

5-) Em embalagens para viagem:

A percepção de higiene é muitas vezes melhor se tudo está embalado individualmente. Tenha certeza que os lacres realmente funcionam e informe tudo que está fazendo com comunicações claras ao consumidor.

6-) Em restaurantes de serviço completo:

Aumente o espaçamento entre as mesas e repense o uso de mesas comunitárias neste momento.

7-) Converse com seus fornecedores:

Entenda como está o impacto para eles, como vocês podem trabalhar juntos para garantir o estoque, a qualidade e o abastecimento dos produtos.

8 -) Fique de olho no seu fluxo de caixa:

Minimize gastos extraordinários. Mas pense no que faz hoje seu cliente voltar: qualidade, inovação e atendimento – e agora mais que nunca na limpeza – e corte gastos de maneira consciente.

9-) Incremente seu delivery:

Pense em como sua oferta pode ser mais estratégica no delivery, revise embalagem, procedimentos, velocidade, hospitalidade, e converse com parceiros. Eventualmente, pense em fazer pequenas entregas na sua área de influência, ou seja, 10 minutinhos a pé onde você ou seu time possam atender. Amplie sua demanda via app’s de delivery, afinal de contas, a ida física ao restaurante certamente será substituída pela experiência domiciliar da entrega. ⠀ E uma simples pergunta: A equipe do seu restaurante está devidamente capacitada para manipular e armazenar os alimentos de forma segura e higiênica?

Caso a sua resposta seja negativa, incentivamos a efetuar pequenos treinamentos, preferencialmente on-line para os funcionários, produção de cartilhas com procedimentos operacionais, e se mesmo assim estiverem na dúvida, contrate os serviços de uma consultoria que traga soluções para os negócios de alimentos, assim terá certeza de que seus clientes e funcionários recebam o melhor de sua empresa.

Obs.: Todas as informações foram obtidas e compartilhadas publicamente pela @foodqualy

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