in

[CURIOSIDADES] Por que comemos mais no inverno?

Notícia atualizada em 29/07/2015

Você é daqueles que fica intrigado com a fome que nós temos no inverno? E é um período que nós escolhemos as comidas mais calóricas possíveis (afinal, são gostosas demais kkkk).
Muita calma nesse momento, que isso tem uma explicação e, além disso, explicar como cuidar da saúde nesse período.
Comer é bom, mas, ter uma boa saúde é melhor ainda e podemos fazer tudo isso com um bom equilíbrio na nossa alimentação (e com atividades físicas), dá uma olhada nessa matéria. 🙂

Difícil manter o peso no inverno, parece que tudo aponta para as comidas mais calóricas.

Essas sensações podem, em parte, ser explicadas pela ciência. No inverno nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável e, para compensar essa perda energética, precisamos consumir mais calorias. Porém, se não tomarmos cuidado, corremos o risco de exagerar e, como consequência, terminar o inverno com alguns quilinhos extras e os exames de colesterol alterados.

porque comemos mais no inverno

Isso foi o que mostrou um estudo realizado em Campinas (SP), que acompanhou 227 mil indivíduos, entre 2008 e 2010. Os pesquisadores verificaram que os níveis de colesterol “ruim” (LDL) aumentavam significativamente no inverno e diminuíam no verão. Entre as possíveis explicações para esse fato estão que, no inverno, ocorre:

1. A mudança dos hábitos alimentares, com um aumento do consumo de alimentos gordurosos que podem elevar o colesterol “ruim”;

2. A diminuição da prática de atividade física, já que no frio as pessoas tendem a se exercitar menos;

3. A diminuição da exposição ao sol, que diminui os níveis de Vitamina D, podendo afetar indiretamente os níveis de colesterol.

Todos esses comportamentos acabam se enquadrando como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.
Para evitar esses problemas relacionados à chegada do inverno devemos tomar alguns cuidados especiais. Várias estratégias podem ser utilizadas para se sair bem na estação mais fria do ano.

porque comemos mais no inverno

Confira 5 dicas práticas da nutricionista da Sanavita Michelle Douek que irão te ajudar:

– Se está difícil comer aquela salada fria, que é tão apetitosa no verão, experimente preparar sopas com legumes e verduras cozidos, evitando, é claro, a adição de ingredientes gordurosos como creme de leite.

– Com a fruta o raciocínio é parecido. Se a forma crua não está agradando, uma boa alternativa é cozinhá-las no micro-ondas ou no vapor, e consumi-las quentinhas.

– Quando optar por uma bebida apenas para se esquentar, prefira chás ao invés de chocolate quente.

– Para acompanhar o lanche, uma boa opção é aproveitar as bebidas à base de colágeno. Por serem ricas em proteínas, elas prolongam a sensação de saciedade, podendo contribuir para o controle do peso.

– Não deixe o inverno atrapalhar a sua prática de atividades físicas. Elas são ótimas para o controle do peso, para a saúde em geral e, ainda, ajudam a esquentar o corpo nessa época mais fria.

Fonte: Exame.com

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0