in

[CURIOSIDADES] A importância do Café da Manhã

Você come um bom café da manhã? Não? Recomendo você repensar a sua rotina 🙂
Encontrei uma matéria que fala sobre a importância dessa refeição e como ela pode influenciar no seu dia a dia, por isso, recomendo a leitura e incluir o café da manhã também! rsrsDisco-bear-breakfast-o

A maioria dos nutricionistas afirmam que o modelo de alimentação ideal se baseia na ingestão de pequenas porções, várias vezes ao dia. Só que precisamos dormir e, durante o repouso, não ingerimos nada. Todo esse tempo sem comer faz com que o café da manhã seja a refeição mais importante do dia.

Só que a vida é corrida e o cansaço é grande. Por isso, muita gente “pula” o desjejum para dormir um pouco mais. O problema é que o tempinho a mais na cama não é tão restaurador assim. Para piorar, problemas como mau humor, falta de memória e produtividade baixa podem ter um motivo bem trivial: um estômago vazio.

John Rampton, colunista do site da revista “Inc.”, baseou-se em pesquisas para listar os pontos negativos para quem não toma café da manhã. A boa notícia é que é fácil resolver esses problemas: basta comer. Confira a lista:

café da manha; alimentos; comida (Foto: ThinkStock)

1. Saúde e menos barriga
A conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou o comportamento de 26,9 mil homens, com idades entre 45 e 82 anos, entre 1992 e 2008. Segundo o estudo, quem tem o hábito de “pular” o café da manhã tem as chances de desenvolver uma doença cardíaca aumentadas em 27%.

Outra pesquisa aponta que tomar um desjejum diminui o risco de desenvolvimento de diabetes e é um bom recurso para quem quer perder peso, pois o café da manhã limita o desejo pelo lanche da tarde, normalmente mais calórico que o matinal.

2. Lembre-se de tudo
Outro estudo mostrou que há uma correlação entre a refeição matinal e a melhora da memória de curto prazo. A análise foi feita pelo “Journal of Adolescent Health”, que afirmou que jovens que tomaram um desjejum reforçado têm um aumento imediato na capacidade de se lembrar de informações passadas há pouco tempo. É claro que a pesquisa não se aplica a pessoas de todas as idades. No entanto, se sua memória é ruim e você não toma café da manhã, que tal se alimentar melhor e ver os resultados?

3. Mais energia
De acordo com um estudo, publicado em 1999, um café da manhã rico em fibras – como cereais, frutas e vegetais – e sem muito carboidrato faz com que as pessoas se sintam menos cansadas durante o dia.

Uma dica para os amantes do café: ingira algum alimento proteico de manhã. Segundo o colunista, a combinação entre cafeína e proteína é altamente energética.

4. Sorrisos
Também em 1999, um estudo apontou relacionou a ingestão de cereais ao bom humor: segundo a pesquisa, tais alimentos fazem as pessoas se sentirem mais calmas e sorridentes.

5. Calorias queimando
Uma boa dica para quem quer perder peso, mesmo sem fazer dieta, é – pasmem – comer. Explica-se: comer café da manhã nos leva a balancear a quantidade de comida que ingerimos durante o dia. E, consequentemente, não “pegar pesado” no almoço e no jantar. Mas uma vez, apele aos cereais. De acordo com outro estudo de Harvard, feito com 17 mil homens, apontou que os indivíduos que comiam cereais no desjejum quase sempre tinham peso menor do que aqueles que não ingeriam alimentos do tipo.

6. Não perca o foco
Outra correlação interessante apontada por uma especialista existe entre o café da manhã e a capacidade de concentração. Jacqueline Banks, que trabalha como conselheira de “saúde holística”, alimentos como ovos, cereais cozidos, smoothies, iogurtes, castanhas e frutas contribuem para que as pessoas não percam o foco do que estejam fazendo.

Fonte : PEGN
Foto : ThinkStock

Comentários

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0