Vários tipos de queijo – além do Canastra – em receitas inéditas e muito doce de leite farão a festa dos amantesdessa dupla
Atendendo pedidos, o Espaço As Meninas e a Charrua Produções promovem o 2° Festival de Queijos de São Paulo junto com o 1° Festival do Doce de Leite, nos dias 26 e 27 de janeiro
“Esta será mais uma dupla de sucesso dos nossos eventos, e nesta edição, o Festival do Queijo será maior do que o anterior, com mais produtores de queijos artesanais. E nada melhor para acompanhar esse produto fantástico do que o doce “raiz” mais conhecido do público: o doce de leite. A combinação dos dois é irresistível – os loucos por queijo e os malucos por doce de leite não podem perder! Vamos fazer uma bonita festa!”, comemora Elaine Vilela, sócia-proprietária do Espaço As Meninas Feiras e Eventos.
A estrela continua sendo o Queijo Canastra, um tipo brasileiro de origem e produção em Minas Gerais, na região da Serra da Canastra há mais de duzentos anos. Ele é primo distante do queijo de São Jorge, de Açores, Portugal, e foi trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro.
Em maio de 2008, esse queijo minas artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Seis anos antes, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) já havia concedido o título de Patrimônio Imaterial ao laticínio. O queijo minas artesanal é o sustento de mais de 30 mil famílias em mais de 600 municípios do Estado.
A grande produção de queijo mineiro – cerca de 220 mil toneladas ao ano – ajuda o Brasil a manter o posto de 6º maior produtor de queijo do mundo. Pouco mais da metade de todo o queijo consumido em solo nacional vem de Minas Gerais. Os frequentadores do Festival terão a oportunidade de apreciar e adquirir variados tipos desta iguaria.
Doce de leite – o doce “raiz”
Existem algumas versões para o aparecimento do doce de leite. Uma delas é que teria surgido na Argentina, em 1829, durante um encontro entre os generais Lavalle e Juan Manuel de Rosas para estabelecer um acordo para a convocação de eleições gerais. A cozinheira do acampamento teria esquecido a panela de ferro com leite e açúcar no fogo. A mistura se transformou em uma pasta e, ao experimentar, um soldado teria elogiado bastante o sabor.
De um desastre culinário surgiria um dos doces mais saborosos e admirados em todo o mundo, especialmente no Brasil. Por aqui, o Estado de Minas Gerais é um tradicional produtor da delícia. Outra versão é que já existia esse produto no século XVIII, no Chile.
“A longa tradição gastronômica do estado de Minas Gerais é capaz de “tirar qualquer um dos trilhos”, e os paulistas amam essas duas maravilhas de paixão. Por isso, elegemos os dois produtos para fazer um festival de arrasar: queijo e doce de leite. Vamos brindar a SP, terra que me acolheu e a tantas outras pessoas, em grande estilo”, destaca Elaine.
O 2º Festival de Queijos de São Paulo e o 1° Festival de Doce de Leite
Links:
https://www.facebook.com/events/2053210611410186/ https://www.facebook.com/events/2204248993124692/
Data: 26 e 27 de janeiro (sábado e domingo)
Horário: 12h às 19h
Local: Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana
Foto destaque: reprodução
Fonte: divulgação
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários
Loading…
Loading…