Sinônimo de brasilidade, o destilado nacional conquista paladares cada vez mais exigentes, e se faz presente na maior festa popular brasileira, de norte a sul do país
Não é à toda que o coquetel oficial do Golden Globe Awards deste ano, ovacionado por celebridades internacionais em Los Angeles, na primeira semana do ano, foi The Moët Belle, uma sofisticada combinação de cachaça com champagne e frutas tropicais, apresentado pelas mãos de Camila Belle. A atriz americana tem mãe brasileira, e não deixou de lado suas raízes na cerimônia de premiação do evento.
Porém, não estamos falando de qualquer cachaça. Estamos falando daquela cachaça de qualidade, aguardente produzida obrigatoriamente com graduação alcoólica entre 38 e 48 por cento em volume, a 20°C, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, sem adição de açúcar.
A única bebida brasileira reconhecida internacionalmente com IG – Identificação Geográfica, a cachaça hoje é sinônimo de brasilidade, e ganhou status depois de participar e colecionar medalhas nos maiores concursos de bebidas do mundo – International Spirits Challenge, Spirits Selection, World Spirits Competition, World Wine & Spirits Competition e Miami Rum Festival, entre outros.
Podia até parecer fácil produzir cachaça tempos atrás, lá numa fazenda do interior de Minas Gerais com o excedente de cana. Porém hoje, tanto o produtor da fazendinha mineira, quanto as grandes fábricas de cachaça do Brasil, atentam–se aos mesmos rígidos padrões de qualidade, e se enquadram em novos parâmetros técnicos e estruturais, muito bem elaborados.
Isso sem falar no conhecimento especializado de um cachacier – sim, já temos sommelier de cachaça, profissional com profundo conhecimento em estilos e etapas da cadeia produtiva do destilado, e do tempo que se leva para finalizar um produto final “tipo exportação”.
A nossa cachaça tem conquistado o mundo, e é exportada para dezenas de países, como Alemanha, Canadá, Espanha e Itália. Segundo informações do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil tem mais de 4 mil produtores da bebida, setor que ganha força com a ascensão da cachaça em mercados internacionais e com o surgimento de movimentos como o da UCB – União Cachaça Brasil, um grupo de produtores nacionais, criado recentemente para fomentar a valorização e a produção da cachaça de qualidade.
Considerada a segunda bebida alcoólica mais consumida no país, só perdendo no pódio para a cerveja, a cachaça é, e sempre foi considerada marca registrada do Brasil, assim como o Carnaval, que vem chegando com altas temperaturas e uma verdadeira explosão de alegria.
É tempo de Cachaça Appeal de norte a sul do país, destacando para este ano, não só a caipirinha, como muitas outras novidades em coquetelaria, drinks refrescantes para espantar o calor, todos elaborados com cachaça de qualidade, para agradar ao paladar de brasileiros e estrangeiros que fazem a festa nesta época do ano.
União Cachaça Brasil – UCB
Site: www.uniaocachacabrasil.com
Facebook: UniaoCachacaBrasil
Instagram: UniaoCachacaBrasil
Foto destaque: reprodução
Fonte: divulgação
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
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