Notícia atualizada em 12/03/2020
Produtores de cafés especiais premiados, na Região da Serra da Mantiqueira, recebem e hospedam turistas apaixonados por café durante o ano todo.
Olá pessoal!
Estamos em época de férias e eu gostaria de deixar uma sugestão de coffee trip, para todos aqueles que amam café, porém ainda não tiveram a oportunidade de conhecer uma lavoura cafeeira.
Sempre me pedem essa dica, porém são poucas propriedades que recebem turistas e fazem visitas guiadas durante o ano todo.
A maioria realiza essas atividades em época de colheita, quando o cafezal está carregado de frutos.
O que me chamou a atenção é que o Cafezal em Flor, construiu uma infraestrutura capaz de receber visitas e hospedá-las, mesmo fora da época da colheita.
E como conhecemos esse lugar?
Um dos nossos sobrinhos, nos disse que tinha muita vontade de conhecer uma fazenda de café.
Comentei com alguns amigos e entre as opções que me deram, uma delas foi o Cafezal em Flor. Achei ideal, principalmente por ser perto de São Paulo.
Entrei em contato com eles e fiquei sabendo que é possível agendar uma visita guiada pela agrônoma, seguida de uma degustação.
Nossa visita foi agendada num sábado ás 15h e como eu não conhecia muito bem a região, optei por chegar ás 12h e solicitei uma reserva para o nosso almoço.
Fomos para Monte Alegre do Sul, Circuito das Águas Paulistas, basicamente uma hora meia de São Paulo, estrada boa, de fácil acesso e chegamos pontualmente ao 12h.
A comidinha da pousada é bem caseira, gostosa e eles preparam na hora.
Pouco antes das 15h, Roberta, a agrônoma responsável pela lavoura, veio nos receber e fomos caminhar entre os pés de café e conhecer um pouco sobre os processos e a forma cuidadosa como são produzidos os cafés premiados do Cafezal em Flor.
Após a caminhada, visitamos a torrefação e por sorte tivemos o prazer de conhecer a Sra. Lúcia, mestra de torra e tivemos a oportunidade de vê-la torrando com maestria, num Probat (torrador de café alemão).
Em seguida fomos participar da atividade de degustação.
Tivemos a oportunidade de provar duas variedade de grãos, em diversos métodos de preparo e finalizamos com um Cold Brew (um café extraído a frio) com muito gelo, laranja e um maravilhoso licor produzido na região.
Fizemos um bate e volta, pois no domingo eu tinha um compromisso agendado, mas o ideal é ficar hospedado nos chalés construídos em meio ao cafezal, despertar nesse lugar tranquilo, com vista para as montanhas, tomar um café da manhã caprichado e curtir essa vivência por inteiro.
Sobre a pousada:
Essa história começa em 1998, quando uma empresa familiar resolve empreender no turismo e constrói uma pousada no meio de um cafezal, com a missão de aproximar os visitantes ao processo de produção do café e também gerar empregos na zona rural de Monte Alegre do Sul.
As instalações do sítio foram construídas com material recuperado e desenhadas para preservar as bases históricas do café, suas tradições e a cultura do interior do Estado de São Paulo.
Os hóspedes terão a oportunidade de acompanhar o processo de produção e provar os cafés especiais produzidos na região.
Premiações:
A dedicação em trabalhar de maneira diferenciada, gerou alguns prêmios regionais de qualidade do café e o 8º lugar no Coffee of the Year Brasil 2015 com a variedade Obatã, que atingiu 89,75 pontos SCA. Ficou também entre os 25 finalistas na Semana Internacional do Café em 2017 e em 2018 em 2º Lugar no Prêmio Colaborativo de Inovação Tecnológica da Daterra.
Curtiu a dica? Ficou com vontade visitar o Cadezal em Flor ou provar o café que eles produzem?
Não passe vontade!
Visite o site deles e conheça mais sobre esse lugar:
https://www.cafezalemflor.com.br/
Abraços a todos!
Até o próximo café!
Simone de Paula
Simone de Paula, barista, empreendedora, apaixonada por café coado e chás
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários
Loading…
Loading…