Evento traz gastronomia, exposições e shows tradicionais e contemporâneos
O Bunkyo, no bairro da Liberdade, em São Paulo, realiza nos dias 30 e 31 de agosto a 19ª edição do Bunka Matsuri, um dos mais tradicionais festivais da cultura japonesa no Brasil. Neste ano, o evento ganha ainda mais destaque ao celebrar os 70 anos do Bunkyo e os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.
Com entrada gratuita, o festival reúne um amplo leque de atrações, incluindo gastronomia japonesa, shows musicais, concursos, oficinas culturais e exposições. A programação é extensa e ocupa todos os espaços do edifício-sede do Bunkyo, das 10h às 17h.
Gastronomia, oficinas e espaço geek
A tradicional Praça de Alimentação contará com cerca de 20 barracas distribuídas em dois andares, oferecendo pratos típicos e contemporâneos da culinária japonesa. No subsolo, além da área gastronômica, haverá oficinas gratuitas de ikebana, origami, shodô, mangá, cerâmica e muito mais. O público poderá ainda experimentar quimonos, visitar espaços instagramáveis e aproveitar a novidade desta edição: o Espaço Geek, dedicado aos card games e Pokémon.
Shows, concursos e atividades culturais
A programação inclui apresentações de taiko, grupos de dança, música tradicional e contemporânea. No sábado, o destaque será o Concurso Miss Nikkey – etapa São Paulo, enquanto o domingo encerra com o Concurso de Cosplay.
Além das atrações no palco, o festival promove exposições de ikebana, cerimônia do chá e a mostra “Yugen – Inspiração Originária”, do artista Claudio Takita. O Museu Histórico da Imigração Japonesa também participa, com entrada a meia-entrada para visitantes do evento.
Homenagem à imigração japonesa
O Bunka Matsuri reafirma sua missão de preservar e difundir a cultura japonesa no Brasil. Mantido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o Bunkyo é responsável pelo Pavilhão Japonês do Ibirapuera, pelo Museu da Imigração Japonesa e pelo Parque Bunkyo Kokushikan em São Roque.
19ª Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa
Data: 30 e 31 de agosto de 2025
Horário: 10h às 17h
Local: Edifício Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo – SP
Valor: Entrada gratuita
Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Instagram: @bunkyodigital
Foto destaque: Marcel Uyeta
Fonte: Erika Yamauti
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários
Loading…
Loading…