Iniciativa terá participação de empreendedores de sucesso, como o chef Rodrigo Oliveira e a Graça Cabral
Apoiar, promover e impulsionar o afro empreendedorismo no Brasil, por meio da oferta de conhecimento e capacitação com foco em inovação e inventividade. Esse é o objetivo do AFROLAB, que realiza nova edição em São Paulo, a partir do dia 10 de agosto. Promovida pela Feira Preta, com metodologia inédita e exclusiva desenvolvida em parceria com o British Council e Convetry University, do Reino Unido, a iniciativa conta com atividades de autoconhecimento, ciclos de imersão criativa, aprendizagem, cursos e workshops e, este ano, terá uma turma exclusiva para empreendedores de gastronomia.
A edição de São Paulo acontece na Fundação Tide Setubal, na Zona Leste da cidade, entre 10 e 22 de agosto, com atividades de capacitação divididas em duas turmas: a primeira focada no mercado gastronômico de 10 a 15/8; e outra para empreendedores dos demais segmentos, de 17 a 22/8. Com aulas noturnas e aos finais de semana, o AFROLAB busca potencializar a criatividade, inventividade e networking associados à diversidade cultural brasileira, destacando também aspectos técnicos fundamentais para criar e gerenciar um negócio.
Um dos destaques das aulas são os ciclos de imersão criativa com visitas guiadas a empreendimentos como o Museu Afro Brasil e bate-papo com profissionais de destaque em seus segmentos de atuação, para troca de experiências e vivências inspiradoras. Entre os nomes confirmados estão Rodrigo Oliveira, chef do restaurante Mocotó, João Diamante, chef executivo do Fazenda Culinária, restaurante do Museu do Amanhã, Rodrigo Bueno, responsável pelo Ateliê Mata Adentro, e Graça Cabral, co-fundadora da São Paulo Fashion Week.
“Foram mais de 300 inscritos e as turmas desse ano são formadas por empreendedores que já possuem um negócio em andamento e desejam alavancar seu empreendimento. O objetivo é que o grupo identifique os problemas comuns que enfrentam em seus negócios e, com auxílio do AFROLAB, encontrem as soluções mais assertivas para buscar inovação no desenvolvimento de produtos e serviços entre afroempreendedores que representam mais de 50% dos microempresários no Brasil”, explica Adriana Barbosa, idealizadora do projeto e fundadora de Feira Preta.
Engajada em diversos projetos voltados ao afroempreendedorismo, a executiva destaca a importância de iniciativas como o AFROLAB chegarem ao maior número de pessoas possível, impulsionando e integrando negócios e oportunidades dentro desse mercado. “Este ano, o projeto irá atuar de forma itinerante e teremos edições também no Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Além disso, todos os inscritos terão prioridade na curadoria do Festival Feira Preta 2018, maior evento de cultura negra da América latina, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro, na Praça das Artes, região central de São Paulo”.
Apoiadores
Em seu primeiro ano com o apoio de patrocinadores, o AFROLAB São Paulo conta com o patrocínio master do Itaú que enxerga na iniciativa uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento do país através da inclusão racial. “Quando essa inclusão se dá no âmbito do empreendedorismo, as possibilidades aumentam, as perspectivas se ampliam e traz mais igualdade para todos”, comenta Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.
A turma de Gastronomia, que pela primeira vez tem atividades exclusivas para empreendedores deste segmento, tem parceria com a Academia Assaí Bons Negócios, programa do Assaí Atacadista, por meio do Instituto GPA, que contribui com o desenvolvimento e potencializa a capacidade empreendedora de clientes e não clientes da rede de uma forma acessível.
“Para nós, apoiar o Afrolab está em linha com a vocação social do Assaí de fomento ao empreendedorismo local do setor de alimentos em áreas de vulnerabilidade. Nosso objetivo é proporcionar a empreendedores a oportunidade de desenvolverem competências e habilidades, oferecendo aperfeiçoamento, assessoria, integração e o estímulo que precisam para melhorarem a gestão de seus negócios, ampliando assim as possibilidades de gerarem oportunidades, trabalho e renda em suas comunidades”, explica Fabio Lavezo, gerente de sustentabilidade do Assaí Atacadista.
Outro parceiro do projeto, o Fundo Zona Leste, destaca que a participação está diretamente ligada a estratégia de trabalho da instituição que tem focado, cada vez mais, na redução de desigualdades com um recorte racial. “Apoiar e receber esta formação no Galpão de Cultura e Cidadania no Jd. Lapenna é um marco na nossa história, já que estamos num processo de ressignificação desse espaço para transformá-lo num Hub de periferia” explica Greta Salvi, Gestora do Fundo Zona Leste Sustentável;
A edição tem ainda o co-patrocínio do Instituto Coca-Cola e Fundação Tide Setubal; apoio do CIVI-CO e parceria do British Council o que contribuiu significativamente para a ampliação do projeto e a criação da turma de gastronomia, graças à sinergia entre a iniciativa e as empresas apoiadoras.
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
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