Cozinheira Marlene Fukushima mostra que dá para trocar papéis dos ingredientes
A 11º Oficina de Comida Japonesa Caseira, com a cozinheira Marlene Fukushima, vai ensinar seis pratos do dia a dia: yaki udon (macarrão udon frito), gohan (arroz japonês), sopa de gyoza (pastel japonês), berinjela com missô (pasta de soja fermentada), conserva de rabanete e gelatina de goyá. A Oficina acontece no próximo domingo, 14 de outubro, das 8h às 13h. No final, os participantes fazem um almoço de confraternização.
Marlene ainda vai preparar um suco de boas-vindas de goya com acabaxi, típico da província de Okinawa, no extremo sul do Japão.
Conhecido por suas propriedades benéficas, os estudos mais recentes apontam que o goya (melão de São Caetano) ajuda a combater diabetes, câncer e é um dos fatores para a longevidade do povo de Okinawa.
Duas receitas ganham modos de preparo diferentes em relação ao que a maioria está acostumada. No yaki udon, a proposta é fritar o macarrão para dar maior crocância e sabor acentuado. Geralmente o udon, um tipo de macarrão grosso bastante popular na culinária japonesa, é utilizado para fazer sopa. O gyoza, um tipo de pastel chinês que se tornou comum no Japão, é servido no vapor ou frito. Na Oficina vai ser utilizado na sopa. “O udon e o gyoza estão trocando de papéis”, brinca Marlene.
Já a berinjela com missô e a conserva de rabanete mantém o estilo de pratos tradicionais do dia a dia.
Embora o gohan pareça ser de simples preparo, Marlene considera que é a receita mais complicada de ser feita. “O arroz é a base da alimentação dos japoneses”, diz a cozinheira. “Se o arroz não fica bom estraga toda a refeição”. Por isso, durante a Oficina ela dá dicas para lavar os grãos, forma correta de colocar a água na panela e como conservar no freezer.
A proposta da oficina é que mesmo quem não tenha experiência possa aprender. Por isso, todos que quiserem são convidados a colocar a mão na massa para preparar os pratos.
No final, ainda há sorteio de brindes.
Cardápio
– Yaki Udon (clássico macarrão japonês frito)
– Gohan (arroz japonês)
– Sopa de Gyoza – Gohan (arroz japonês)
– Berinjela com missô (pasta de soja)
– Conserva de rabanete
– Gelatina de goyá (melão são caetano) e abacaxi
Bônus: vamos experimentar o saudável suco de goya e abacaxi, típico refresco de boas vindas da província de Okinawa
Oficina de Comida Japonesa
Data: 14 de outubro, das 8h às 13h
Endereço: Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (ao lado do metrô Santa Cruz)
Valor: R$ 310 (inclui ingredientes, apostila digital e almoço de confraternização)
Inscrições: cursos@
WhatsApp: 11 97130-3335
Foto destaque: divulgação
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários
Loading…
Loading…