in ,

Pedro Siqueira assina menu da Fazenda Santa Vitória

Chef do restaurante carioca Puro leva seleção de pratos que explora os ingredientes locais, alguns deles produzidos na própria fazenda

Destino de tranquilidade e de conexão com a natureza, a  fazenda Santa Vitória, localizada em Queluz  (distante 224 km de São Paulo e 202 km do Rio de Janeiro), terá novo menu assinado pelo chef Pedro Siqueira (do restaurante carioca Puro). O gastrônomo pensou em grupos de classificação, como azeites brasileiros, picles, temperos, especiarias e farofas para compor o cardápio. Junto a isso, a fazenda lança um novo espaço gastronômico, um rancho colado à cachoeira de águas cristalinas, com banheiros, forno e fogão à lenha, além de churrasqueira e área de descanso ao ar livre, onde é possível relaxar em redes e espreguiçadeiras espalhadas pelo campo.

O cozinheiro fez uma seleção de pratos principais, clássicos e sobremesas, que variam ao longo do mês. A ideia foi montar um cardápio para repassar cuidados e modos de preparo à Mariza Santos, comandante da cozinha por mais de três décadas (patrimônio da fazenda, ela era responsável pelos banquetes na propriedade antes de receber hóspedes). “Exploramos ambientes que tenham a ver com as belezas naturais, os paladares e ingredientes da região”, explica o chef. “Buscamos seguir as refeições por bases aromáticas para que pudéssemos ter um leque de opções para surpreender os hóspedes”.

Para o café da manhã, almoço e jantar, incluindo sobremesas, o chef deu forma ao menu, respeitando a sazonalidade dos ingredientes (aqueles que estão em seu melhor momento são prioridade), alguns deles são colhidos na horta da fazenda na hora, ou vêm de fornecedores da região. Para ele, o mais difícil na configuração desse cardápio é fazer simples, mas bem feito. “Com o dinamismo e criatividade, buscamos o frescor dos produtos, além de uma pesquisa dos fornecedores locais”, explica.

Além do menu, foram confeccionadas fichas técnicas para informações de cada item do menu, de onde são os produtos a fim de valorizar os parceiros locais e os que já forneciam matérias-primas para a cozinha. O que muda é a apresentação dos pratos, destacando ao máximo a produção da fazenda. “Temos queijos, iogurte, doce de leite, bolos e pães feitos artesanalmente por aqui”, resume a empresária, Fabia Raquel, responsável por toda a operação.

O café da manhã segue a linha e tradição da fazenda, mas almoço e jantar terão sempre duas opções de entrada por dia, outros dois principais e mais a mesma quantidade de sobremesas. “Teremos sempre o cuidado de saber sobre restrições alimentares e dietas de quem nos visita”, garante Fabia. Nas entradas, mesclam-se folhas (uma das marcas do Puro), vinagretes, carpaccios, sopa fria e gaspacho, além de cuscuz .

Os clássicos da fazenda permanecem, como feijoada da casa no rancho, parrilla e porqueta assada à moda da roça. Entre as opções de principais, arrozes (outra assinatura do Puro), nhoques e opções de carnes brancas (peixe e frango) e vermelhas (bife de Chorizo, costelinha de porco e paella caipira). Para adoçar o paladar, o chef oferece algumas opções da cultura de interior, como pudim e mousse, além de um trio de doces da fazenda (doce de leite, abóbora com coco e mamão verde), bem como cremes, frutas assadas e caramelo.

A fazenda recebe hóspedes de terça a domingo nos meses de alta temporada (janeiro, fevereiro e julho). O restante do ano funciona de quinta a domingo e, nos feriados, varia de acordo com os pacotes. As refeições estão inclusas nas diárias (pensão completa), a partir de R$ 1.200 (suítes da sede, em dias da semana, exceto feriados) por casal. As consultas podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. O menu começa a ser testado este mês, e será totalmente incorporado em março.

Fazenda Santa Vitória
Endereço:
Rodovia João Batista Melo Souza, km 5 – Queluz, SP
Site: fazendasantavitoria.com.br
Instagram: instagram.com/fazendasantavitoria/

Foto destaque: reprodução
Fonte: assessoria


Descubra mais sobre Gastronominho

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários

Deixe o seu comentário

Loading…

Loading…

0