Vinhos brasileiros superam seleção do resto do mundo e impulsiona o consumo da bebida no país
Na prova “Brasil x Resto do Mundo”, degustação às cegas de uma seleção de espumantes brasileiros e de outros países, onde o objetivo era escolher o melhor baseado apenas no sabor, foi goleada para os vinhos verde e amarelo. Com a mediação de Marcelo Copello, nove rótulos de cinco países foram colocados à prova incluindo espumantes da França, Itália, Espanha e Uruguai.
Os 40 participantes votaram em seus preferidos e deram ao espumante brasileiro Aurora Pinto Bandeira 24 meses o primeiro lugar. O pódio segue com mais dois nacionais: em segundo lugar o Rio Sol Grand Prestige e em terceiro o Valduga 130 Blanc de Noir, mostrando que o Brasil continua avançando e ganhando prestígio no mercado de espumantes. Também participaram os espumantes Cava Raventós i Blanc, Blanc de Blancs 2015 – Espanha; o Champagne Pol Roger Extra Cuvée de Reserve – França; Cave Geisse Blanc de Blanc Brut 2015 e Miolo Íride Nature 2009 – Brasil; o Paa! Extra Brut, do Uruguai e o italiano Spumante Sperone Celebration.
“Esta avaliação às cegas atesta não só a qualidade dos nossos espumantes como também sua afinidade com o gosto do nosso consumidor, já que o que se julgou aqui não foi apenas a qualidade, mas o gosto pessoal de cada avaliador”, comenta Marcelo Copello.
Essa vitória comprova uma tendência no mercado de vinhos nacionais. De acordo com pesquisa da eCGlobal. 39% dos entrevistados bebem vinho semanalmente e 10% diariamente.
Se a frequência de consumo de vinho já surpreende, a expectativa de aumento no consumo é bastante promissora: 46% do total da amostra afirmam que pretendem aumentar o consumo de vinhos nos próximos anos. A boa notícia para produtores e vinícolas brasileiras é que este aumento de consumo, poderá ser convertido para a industrial local, uma vez que 42% afirmam que vinhos de origem brasileira são os preferidos. Em segundo lugar aparecem os vinhos chilenos, com 19% de preferência e, em terceiro lugar, estão os vinhos Argentinos e Italianos, ambos com 9%.
Intensa programação
Os vinhos brasileiros também vem ganhando destaque em outros eventos da programação como no Seminário Vinho e Mercado, na FGV, realizado dia 07 (terça-feira), que debateu, entre outros assuntos, a valorização do vinho nacional e aumento do seu consumo.
Além deste evento, a programação segue ainda na Feira Show de Vinhos, no Clube Naval Piraquê, no dia 09 (quinta-feira), com a ala Brasil. Os eventos são apoiados pelo Vinhos do Brasil, Ibravin, Governo do Estado-RS, Sebrae Nacional e Sebrae-RS.
O final de semana de encerramento será a hora de ir ao Vinho no Mercado, no Uptown Barra, para aproveitar o Wine Out. O evento tem entrada gratuita e venda promocional de vinhos em taças e garrafas, que poderão ser degustados em estandes na área externa. Foodtrucks, música, feira de queijos artesanais e conversas com especialistas compõem o programação, que encerra o festival, entre sexta e domingo. Sem falar do Wine Bus (11/08), com uma degustação descontraída em um ônibus panorâmico que passará pelos principais pontos turísticos da cidade.
O Rio Wine and Food Festival conta, também, com outras ações, como promoções em supermercados, lojas, bares, restaurantes, clubes de vinho e jantares harmonizados conduzidos por especialistas. Para acompanhar, mais de 100 restaurantes serão parceiros, como o Mr Lam, Cipriani, Mee, Gero, participantes do Rio Rolha Zero.
Rio Wine and Food Festival
Data: de 03 a 12 de agosto de 2018
Programação: www.riowineandfoodfestival.
Inscrições e compra de ingressos: ingressocerto.com
Facebook: facebook.com/
Instagram: @riowineandfoodfestival #RWFF2018
Foto destaque: divulgação
Um designer gráfico autônomo que é apaixonado por gastronomia e começou essa aventura através das hamburguerias, sempre visitando novos lugares e experimentando novos sabores. Em todos os lugares, estamos passando por uma experiência visual junto com a gastronômica.
Descubra mais sobre Gastronominho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comments
Loading…
Loading…